Título da Redação: A Sociedade Heterogênea

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há quase 3 anos por Abrahão Júnior


A sociedade atual está cada vez mais desunida, a diferença da quantidade de dinheiro no bolso está segregando uns dos outros, um período de “camarotização” onde as pessoas adentraram em uma vivência com classes sociais diferentes, onde não compartilham de uma mesma ideia: a de que são todos cidadãos.
Contudo, essa concepção estava apenas incubada, despertando atualmente na sociedade brasileira com a mudança do significado de cidadania humana. O poder prevalece acima dos ideais culturais que eram para estarem todos inseridos, um convívio de harmonia sem distinção de classes, onde diferenças financeiras não modificassem o pensamento, a posição e os direitos que cada cidadão tem.
Esse conceito de “camarotização” entrou em todo vapor, no que se refere ao que é de nosso direito: os serviços públicos. Um tipo de hipnose onde parte dos cidadãos brasileiros foram atingidos. De um lado, pessoas que preferem comprar carros caros do que andar de transporte público, do outro, pessoas que apesar dos problemas não tem outra alternativa.
A democracia está se perdendo, setores estão privilegiando uma minoria, tornando a sociedade cada vez mais desigual, apenas alguns se beneficiam de uma posição superior aos demais, uma visão onde quem tem mais poder, mais direitos têm, já as pessoas mais pobres vivem cada vez mais isoladas dessa “nova sociedade”.
Por todos esses aspectos, o governo brasileiro terá que tomar atitudes para o controle e expansão dessa segregação, aumentando as taxas de juros das pessoas com um grau financeiro muito alto, investindo assim em setores para a melhoria de vida dos mais abastados, criando programas de incentivo na área educativa e de uma melhor acessibilidade para a sociedade, fazendo com que a sociedade estabeleça laços e fique homogênea.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

Não existem comentários. Seja o a comentar neste texto.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás