Título da Redação: A elitização posta em prática na sociedade atual

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há cerca de 3 anos por Mr. Thomas


Hoje, verificamos em vários ambientes, uma certa "muralha" que é imposta a todos os cidadãos, a separação de classes é uma realidade que demorará a ser erradicada, porém, o que acarreta esta separação de classes e valores?
Quando caminhamos em ruas, praças, shoppings, podemos verificar evidências claras de distinção, como a clara e a gema, a notoriedade de cores as tornam impossíveis de serem iguais, em nossa sociedade, essa notoriedade de poderes aquisitivos distinguem o rico do pobre, mas esta separação, brutalmente imposta pelos padrões da sociedade, é algo que vem do berço e não somente do dinheiro.
As classes mais favorecidas estabelecem, na maioria das situações, o seu território impedindo as classes desfavorecidas de frequentarem aquele ambiente, isso, como sabemos, causa um aumento brusco nos índices de desigualdade e de educação, e as sociedades futuras crescem com a ideia de que estas práticas seriam uma maneira correta de equilíbrio das relações interpessoais.
Em muitas das situações a superioridade impera e o bom censo é apenas um rabisco dentro da ética cidadã, aumentando o desequilíbrio, torna-se difícil promover uma igualdade de direitos e deveres de um cidadão.
De certo modo, maneiras educativas que promovam a igualdade entre os indivíduos devem ser praticadas em todos os ambientes e os mesmos serviços devem ser oferecidos de maneira igual a todos, além da recorrência de práticas de bom senso por parte dos cidadãos.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Ariana Lobo

    O candidato demonstra ótimo domínio da modalidade escrita padrão da língua, bem como do tipo dissertativo-argumentativo. O texto está, em geral, muito bem construído e articulado. A argumentação, entretanto, é superficial e não extrapola a coletânea de textos motivadores. Falta exemplificação prática e interdisciplinaridade. Na proposta de intervenção o candidato sugere que "medidas educativas" devem ser tomadas, mas que medidas são essas? Quem as tomaria? Como agir para que os serviços sejam oferecidos de maneira igual a todos?

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás