Título da redação:

A cura está na informação

Proposta: A AIDS em questão no Brasil

Redação enviada em 05/10/2015

A AIDS(Sindrome de imunodeficiência adquirida) é transmitida pelo vírus HIV e ainda não tem cura. Ela ganhou destaque na decáda de 1980 quando Cazuza, cantor brasileiro, assumiu ser aidético. A falta de conhecimento a respeito da doença faz com que o número de infectados aumente e gera preconceito com soropositivos. O Brasil tem um projeto de distribuição de gratuita de camisinha masculina em postos de saúde, além do fornecimento de medicamentos e tratamento sem custo para algumas pessoas. Contudo, mesmo assim o número de infectados pelo vírus HIV tem aumentado cada vez mais pela falta de informações sobre prevenção e a respeito da própria doença. Esse aumento é visto principalmente entre os jovens que descartam o uso da camisinha ao terem relações sexuais. Devido a aversão de parte da população contra aidéticos, a companhia GIV (Grupo de incentivo a vida) criou uma campanha de conscientização chamada "Esse cartaz é soropositivo", que visava esclarecer informações sobre a doença e diminuir o medo da doença. Foi lançado nas midias sociais um vídeo com a reação das pessoas ao verem o cartaz, gerando grande sensibilidade no público que assistiu. Fica evidente, portanto, que o preconceitos e os surtos de AIDS muitas vezes vem da falta de conhecimento. Então, o o governo e até mesmo ONG's deveriam incentivar campanhas públicas em escolas, postos de saúde e por meio de mídias sociais, sobre a doença e suas respectivas medidas profiláticas. O governo e algumas empresas privadas deveriam investir em pesquisas para o desenvolvimento de testes mais rápidos para detecção do vírus e até mesmo para uma possível cura.