Título da Redação: Uma tradição ultrapassada

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há quase 2 anos por JC


A faculdade é um caminho para as pessoas crescerem pessoal e profissionalmente e seguirem seus sonhos. Muitos estudam arduamente o ano todo para o vestibular ou para conseguir uma bolsa. E, quando conseguem passar, seja em escola pública ou privada, se deparam com o trote, que existe desde a Idade Média.
O trote é um rito de passagem feito pelos veteranos com o objetivo de introduzir e enturmar os calouros. Porém, com o passar dos anos, tornou-se violento e humilhante, ao invés de divertido e confortante.
Há diversos trotes que saíram do controle, como, por exemplo, o caso dos estudantes que tiveram seus corpos queimados por conta de uma "brincadeira" com produtos químicos; o que morreu após ser espancado num trem após pois não permitiu que cortassem seu cabelo; o que foi chicoteado, amarrado num poste e internado como indigente pois o abandonaram; o que foi obrigado a entrar na piscina e morreu afogado, etc.
Os jovens que passaram por tudo isso tiveram danos físicos, mentais e, para alguns, fatais. Será que vale a pena ter o corpo marcado por ferimentos que podem durar para sempre; ter um trauma que pode levar à depressão ou ao suicídio; ou, pior ainda, morrer, só para continuarmos com uma tradição estúpida?
O trote é perigoso, trás um sentimento de vingança, pois os atuais calouros desejam fazer o mesmo com os próximos, e gera consequências preocupantes. Afinal, como serão os veteranos que praticam isso no futuro? Sendo assim, essa tradição deve ser proibida com a criação de leis que penalizem quem pratique, dentro ou fora do campus. Os alunos devem ser incentivados a denunciar. E, por fim, devemos substituir o trote por algo seguro, como, por exemplo, uma festa de iniciação bancada e preparada pelos calouros, havendo, assim, segurança, diversão e interação com os veteranos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás