Título da Redação: Trotes ou traumas?

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


Segundo estudiosos, os trotes têm origem na Europa da Idade Média, quando em tese o conceito das universidades ganhou dimensão. No Brasil, essa tradição começou mais tarde, com a chegada da Família Real em 1808. Muitos anos se passaram mas mesmo assim a barbárie cometida por universitários continua, causando humilhação e em alguns casos violência física e morte.
Embora a constituição Federal de 1988 não defina os trotes universitários como crimes, muito do que acontece nesse "ritual de passagem" são de extremo mal gosto. A humilhação proporcionada pelos veteranos beira o desumano, vai contra a dignidade de qualquer ser humano. Um caso conhecido é foi o da estudante da Universidade Federal de Minas Gerais, que teve seu corpo pintado de preto e recebeu punição semelhante a que os escravos negros recebiam no Brasil Colônia.
Além disso, alguns estudantes não sofrem apenas moralmente mas também fisicamente. Segundo portais de notícia como G1 e R7, esse tipo de ritual acadêmico cria uma relação desigual de poder.Nesse âmbito cria-se uma situação na qual as Instituições de ensino não punem seus estudantes, mantendo essa barbárie como se fosse apenas um rito de passagem.
Em suma, estudantes de todo Brasil continuam sofrendo e se sentindo constrangidos com os trotes universitários. Para que este problema social seja resolvido ou minimizado, é necessário que os estudantes estejam conscientizados no quão prejudicial isto pode ser. Afim de que isso ocorra, torna-se imprescindível que o Estado puna a prática de trotes, que a mídia mantenha a população informada sobre este assunto e que as Universidades não deixem mais que isso aconteça, substitua essa tradição desigual por uma solidária e não deixe de punir estudantes.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás