Título da Redação: Trote: comemoração ou violência?

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


É cada vez maior o numero de casos violentos de trote nas mais diversas universidades do país. Para coibir essa prática, transita no senado vários projetos de leis, uma delas prevê o trote como “constrangimento moral”, que já está descrito no código penal (artigo 146). Nessa perspectiva, deve-se levar em consideração que as responsabilidades não se restringem somente aos legisladores brasileiros criando leis efetivas, mas também as universidades e veteranos.
Embora todos percebam a necessidade de punir os que cometem crime contra a dignidade humana, nota-se que a existência de uma lei efetiva contra os trotes violentos barraria os agressores e promoveria maior tranquilidade entre os calouros. Uma vez que vários desses atos são degradantes e acabam em morte como um aluno da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro que morreu afogado em 2009 logo após ser forçado a ingerir bebida alcoólica. Em razão disso, é extrema necessidade que as autoridades punam com rigor aqueles que praticam qualquer tipo de violência seja ela física ou moral dentro das universidades.
Além disso, observa-se que algumas instituições, juntamente com seus veteranos, têm se esforçado a acabar com os trotes abusivos.Isso é visível, por exemplo, por meio de ações como trotes solidários e ainda a criação de centrais de atendimento como a Universidade Federal de Minas Gerais que criou até um "hotsite" para orientar veteranos e calouros sobre os perigos dos trotes e as punições para quem realizá-los, visando o fim dessas torturas que apenas mancham a moral das universidades brasileiras. Assim, observa-se um maior conforto por parte dos novatos que antes abandonavam as instituições que escolheram para estudar com medo de uma não aceitação social.

Fica claro, portanto, que por todo o aspecto violento que o trote vem adquirindo ,nas mais diversas universidade do Brasil e do mundo, ele deve ser regido por princípios mais rigorosos e práticos. Para tanto, é necessário que Estado se faça presente na figura do Ministério da Educação (MEC) incentivando punições mais severas junto aos reitores das instituições, e ao mesmo tempo a mídia utilize de sua influência para espalhar informações sobre o poder destrutivo dos trotes abusivos através de campanhas educacionais. Tais medidas, tomadas por meio de uma ação conjunta poderão manter os direitos e a finalizar barbárie.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás