Título da Redação: Tradição ou crime?

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há cerca de 2 anos por Suéllen Siqueira


O trote é um tradicional ritual de passagem nas universidades. Ele surgiu na Europa, na Idade Média, e manifestou-se no Brasil após a chegada da Família Real. Seus principais objetivos eram promover a integração entre os antigos e novos alunos do ensino superior e evitar a propagação de doenças. Entretanto, com o tempo, foram surgindo aspectos negativos nesses ritos e eles passaram a ser executados como forma de "abuso de poder"e humilhação.
Tornou-se evidente, em nosso país, a ocorrência de ações violentas durante os trotes estudantis. A zombaria, muitas vezes, leva a fins trágicos. Como no caso do estudante de medicina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Rodrigo Favoretto Peccini, que teve 25% do seu corpo queimado após, de forma desumana, atearem fogo nele.
Isso sem contar que, até mesmo em países com uma educação considerável como, por exemplo, na Suécia, também há registros de trotes que denigrem a imagem do aluno ou causam-lhe algum dano físico. Nesse país, é comum a prática da nudez durante os rituais, vindo a expor o indivíduo moralmente.
Porém, existe também o trote solidário. Nele são arrecadados alimentos, roupas e outros mantimentos, com o intuito de beneficiar instituições e/ou pessoas necessitadas. Alguns favorecem até mesmo a doação de sangue. Essas práticas já vêm sendo incluídas, há algum tempo, nas universidades brasileiras. Isso favorece a imagem da instituição, pois o trote estabelece o "primeiro contato" entre ela e o universitário.
Levando em consideração esses aspectos, torna-se evidente que essas ações precisam ter um limite. Portanto, o melhor a se fazer é substituir os trotes violentos pelos solidários, já que estes, além de não colocarem em risco a vida dos calouros, podem também beneficiar a população carente. Além disso, é necessária a criação de uma lei proibindo a execução de trotes violentos, com a punição de seus autores.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás