Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há quase 2 anos por Sarah


O trote universitário, com origem na Idade Média, tem o objetivo de inserir os novos alunos na universidade, a fim desses obterem uma maior aproximação com os veteranos. Essa prática consiste em brincadeiras como raspar a cabeça e jogar tinta. Entretanto, no contexto atual, tal "farra" está tomando outras formas de caráter violento. Sendo assim, surge a questão: o trote serve para celebrar uma conquista ou transformar um sonho em pesadelo?
Em primeiro lugar, é valido ressaltar que, na maioria dos casos, o trote é consentido pelo calouro e torna-se apenas uma brincadeira. Por outro lado, casos de violência são cada vez mais vistos na "calouragem", na qual os veteranos submetem os colegas à humilhação, preconceito e desigualdades. Pode-se tomar como exemplo, um aluno da Universidade de São Paulo (USP) que foi morto, em 1999, por afogamento, após o "ritual de boas-vindas" na universidade.
Além disso, o trote é visto como uma tradição, o que resulta em um ciclo vicioso entre os universitários. Com um sentimento de vingança, os estudantes desejam fazer com os novatos o mesmo que receberam quando iniciaram a vida universitária. Desta forma, essa prática torna-se infindável, visto que todos os anos terão novos alunos que serão alvos dos antigos calouros, os veteranos.
Outro fator existente, é a "cultura do silêncio". A postura permissiva das universidades e a falta de repressões eficazes, sendo a maioria dos processos arquivados pela justiça - como o caso de 1999, em São Paulo, arquivado em 2006 - faz com que vítimas tenham medo de realizar as denúncias, ficando expostas a lesão corporal, injúria e constrangimento ilegal.
Desta forma, fica claro que medidas preventivas são necessárias. De imediato, Organizações Não Governamentais (ONGs), aliadas à mídia, devem fazer campanhas de incentivo ao trote solidário, a fim de reduzir o índice de violência e abraçar uma causa social. Além disso, é preciso maior fiscalização durante o período de trote ou, se for necessário, a proibição desse. Por fim, o Poder Executivo pode criar um projeto de lei que haja punição para os praticantes desse ato. Assim, estudantes comemorarão suas conquistas com gozo e alegria.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás