Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 1 ano por usuário anônimo.


Depois da aprovação no vestibular, o universitário tem que enfrentar o temido ‘’trote’’. Um momento de alegria, em alguns casos, é transformado em pavor devido às consequências que os trotes abusivos proporcionam. Segundo os praticantes dos trotes, este é um modo de recepcionar os mais novos, porém, algumas consequências não assemelham-se com o significado da palavra recepção.
Alguns universitários utilizam o trote como forma de denegrir a imagem do próximo, trocam o que era para ser receptividade por violência psicológica ou física. São vários os casos em que pessoas pensam em desistir do curso, como por exemplo, um caso em que uma menina sofreu queimaduras após jogarem produtos químicos em seu corpo. Casos como estes comprovam que é necessária a intervenção da universidade em relação a estes trotes abusivos.
Para alguns o trote é um modo de criar relações afetivas entre o veterano e o calouro, porém existem situações em que esta forma de ‘’recepcionar ‘’ o outro, é apenas para promover a soberania daqueles que são consideradas os calouros. Portanto, visto que o trote é considerado uma tradição da universidade, é necessário que haja fiscalização para que estes trotes não sejam abusivos e punições para aqueles que insistem em transformar o trote em violência.
Além disso, conclui-se que o trote deve ser algo que ambas as partes aceitem. Mas também, que sejam ações que além de promover a integração entre os universitários, sejam medidas que ajudem o próximo, por exemplo, os calouros organizem um dia solidário, doações de sangue, cabelo, alimentícias. Dessa forma, irá promover a solidariedade entre os universitários, visto que estes serão futuros profissionais e devem, desde já, aprender a respeitar o próximo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás