Título da Redação: Poder ou não poder?

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


As origens do trote estudantil podem ser encontradas nas primeiras universidades, na Europa da Idade Média, onde os calouros, por questões profiláticas, tinham as cabeças raspadas e suas roupas, queimadas. Os tempos mudaram e os trotes foram se tornando cada vez mais violentos, como em vários registros, em que já houve mortes até mesmo por traumatismo cranioencefálico.
A maioria dos trotes para iniciantes da graduação, é violenta, desde ovo na cara, até rolar em fezes animais e beber alcóol combustível. Fica a dúvida para o vestibulando: encarar o trote e correr sérios riscos para seu próprio corpo ou negá-lo e sofrer bullying e agressões até o fim de sua grade estudantil? Uma pergunta dessas é de se assustar, quando na verdade, estamos apenas falando do início do que deveria ser uma ótima jornada e definidora de futuros.
Apesar de ser comum tal prática, nos últimos anos, no Brasil, universidades estão mudando e incentivando o trote solidário. Se trata basicamente de um trote beneficente, com atividades assistencialistas, onde é normalmente arrecadadas comidas e roupas para doação à uma instituição carente, nas quais os quadro lados saem ganhando, o calouro, o veterano, a universidade e a instituição apoiada, pois como disse Maquivel, um historiador renascentista "a força só é justa quando necessária".

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás