Título da Redação: Boas convivências estudantis

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há mais de 2 anos por Ludii


É notório que o trote universitário teve como característica primaria à integração social, porém tornou-se uma forma de abuso de poder do veterano sobre o calouro. Dessa forma, a violência no ato deve ser denunciada, banida e, principalmente, exercer o trote solidário.
Para não sofrerem futuras represálias durante os anos letivos, calouros submetem-se ao trote como forma de integrar e conhecer os veteranos. E, esses se conformam que no ano seguinte poderão vingar-se e realizar o trote com novos estudantes.
Bulling, assédio sexual e moral, uso abusivo de bebidas alcoólicas e estrupo, esses são casos da cena degradante que ocorrem a cada inicio de ano letivo nas universidades brasileiras.
Diante disso, como já dizia João Cabral de Melo: “a vida não se resolve com palavras”. Logo os principiantes precisam negar-se a estarem sujeitos a humilhações e violências. Entretanto aceitar os trotes solidários: doar sangue, visitar ambientes carentes fazendo doações e alunos da área de saúde realizar campanhas de prevenção a doenças como a AIDS.
Portanto, cabe ao poder público criar leis severas onde criminaliza o trote violento e as universidades que os permite. Em suma, é necessário mudar a cultura do trote violento para banir este mal. Tudo em prol de uma boa convivência entre jovens e não a violência alheia.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás