Título da Redação: A violência cíclica dos trotes

Proposta: Trotes universitários

Redação enviada há cerca de 2 anos por Lorde Eu


O ingresso na universidade representa o gratificante início de uma nova etapa de aprendizado na vida de um indivíduo. Porém, em meio à felicidade da aprovação, há um medo: o trote. Tal atividade, ao ser efetuada de maneira agressiva, gera o problema cíclico da violência psicológica e física que recai sobre os calouros.
Embora a universidade seja considerada por muitos como a personificação da razão e do conhecimento, a violência, de maneira paradoxal, prevalece no cenário quando o assunto se trata dos trotes universitários. Entender o por que dessa persistente atividade transgressora dos direitos humanos é fundamental para a resolução do problema. De maneira geral, a impunidade dos agressores faz com que os calouros busquem a vingança ao invés da justiça e, assim, os trotes se repetem nos anos seguintes, o que gera um ciclo contínuo de violência. Portanto, é possível apontar a negligência das universidades e das autoridades como um motivo para a ocorrência de trotes violentos.
Discutir as agressões as quais os universitários novatos são submetidos também é importante para compreender a gravidade da situação em questão. Nota-se que os trotes universitários representam uma metonímia de graves problemas já existentes na sociedade, como o assédio, o preconceito e a violência física. Essas adversidades podem gerar o constrangimento, a humilhação e em casos mais graves, até mesmo a morte de alunos durante o trote, como o ocorrido na faculdade de medicina da USP, onde um estudante morreu afogado após uma festa com veteranos.Logo, é possível concluir a urgente necessidade de uma intervenção em frente a magnitude do problema.
Para amenizar a questão da violência nos trotes, as universidades poderiam programar canais de denuncia anônima e, em parceria com a mídia, divulgá-los no período de seleção estudantil. Dessa forma, aplicar punições aos agressores durante o trote se torna uma tarefa mais fácil. Além disso, os grêmios estudantis poderiam organizar os chamados trotes solidários, ou seja, programar uma enturmação dos alunos em meio a atividades voluntárias. Assim, seria possível evitar a violência e ainda prestar serviços que visam o bem social.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás