Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Tabagismo no século XXI

Redação enviada em 19/10/2016

A urbanização brasileira do século passado, promoveu deslocamento de indivíduos do meio rural para o urbano com finalidade de melhorar as condições de vida. Desse modo, com o estresse e o cansaço de semanas “ corriqueiras” de trabalho proporcionou a muitos se viciarem em tabaco seja cigarrilhas, charutos e cachimbos mesmo esse produto sendo maléfico para qualidade de vida, pois a influência da mídia e os empresários visarem, principalmente o lucro faz com que essa mercadoria seja de fácil acesso e consumo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima-se que, aproximadamente 35% dos jovens brasileiros já fumaram tabaco. Tendo por base o dito, alude-se que essa parcela da sociedade, na maioria, é influenciada pela mídia por novelas, filmes, meios de comunicação e pelos “ídolos”. Ademais, esses meios expõe sobre tabaco indiretamente ou diretamente, assim, promoveu o consumo exagerado desses indivíduos. Na palavra de Adam Smith “ a finalidade da produção é o consumo. Percebe-se que pela sociedade capitalista contemporânea, empresários visam o lucro sem interesse com os efeitos negativos na vida social da população. Dessa maneira, pelo tabaco possuir uma substância que vicia á nicotina, acarretou aos produtores anseio em produzir e vende-los por preços variados com intuito de que essa mercadoria chegue a todas classes sociais. Mendiante o exposto, conclui-se que o tabagismo no século XXI exige medidas concretas. Seria viável se o Ministério da Justiça diminuísse só locais de venda, deixando de serem vendidos em locais de muito acesso como bares e supermercados e maior fiscalização sobre os locais que não podem serem comercializados cobrando multa em dinheiro. Outra solução é o Estado que possui a finalidade de garantir o bem estar social, promover não apenas proibição de publicidades dos meios de comunicação como ocorreu no século passado, deve também diminuir em novelas, filmes o uso de personagens utilizando cigarros para não influenciar os consumidores sobre essa mercadoria. Feito isso, iria melhorar a qualidade de vida dos cidadãos