Título da redação:

Prazer, morte

Tema de redação: Tabagismo no século XXI

Redação enviada em 24/10/2016

É indiscutível a evolução acerca da consciência social em relação aos malefícios provocados pelo tabagismo. Tendo em vista, que os avanços da tecnologia foram essenciais para relacionar de forma concisa o cigarro a doenças como o câncer. Entretanto, a indústria produtora utiliza artifícios para manter seu mercado consumidor, assim o fumo sendo apresentado no século XXI à sociedade de duas formas contrastantes. Atualmente, o mercado do cigarro utiliza a mídia, que como modeladora de comportamentos, deturpa de forma sútil a visão negativa do tabagismo. Uma vez que mostra em novelas e filmes o fumo como presença marcante em pessoas bem resolvidas ou que buscam novas experiências. Por conseguinte, segundo a BBC, os adolescentes que visualizam fumantes em cenas têm 73% de chances a mais de fazer uso do cigarro. Dessa maneira, apesar da proibição do seu uso em locais público, esse ainda se mantém difundido no meio social. Ademais, a criação de um conjunto de leis contra o fumo no Brasil, tem agido de forma significante para o bem estar humano. Inclusive, da mesma forma que o governo chinês queimou o ópio para evitar o vício da população, países atuam de forma habilidosa na luta contra a dependência. Dessa forma, a proibição da realização desse ato em certos ambientes preserva contra estímulos ao uso ou inoculação das substâncias da fumaça de forma indireta. Além disso, diminui a incidência do enfisema, caracterizado pela destruição dos alvéolos pulmonares e reduz consideravelmente o câncer. Como resultado, é possível por meio dessa ação estimular a novos hábitos para satisfazer o que efeito que seria transmitido pela nicotina. Portanto, o tabagismo está associado ao prazer imediato e consequências futuras desastrosas, em que o conhecimento obtido até o século XXI foi capaz de auxiliar na redução significativa. Porém, pode fazer mais com a atuação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, expandindo o conceito de publicidade a toda e qualquer forma destinada ao público. Dessa maneira proibindo a provocação seja de forma implica ou explicita do fumo e juntamente com a atuação das escolas apresentando todas as causas e consequências chegando a formação da consciência do individuo relacionado a esse prazer que leva à morte.