Título da Redação: Sobre a saúde de um planeta.

Proposta: Saúde global em tempos de globalização

Redação enviada há cerca de 3 anos por Izabella Cardoso


O fenômeno da globalização possibilita a interligação mundial e a melhor qualidade de vida para a sociedade. Entretanto ,em meio a tantas facilidades como o rápido e versátil transporte de pessoas, comidas e objetos e também ao aumento das redes fast foods ,é possível destacar aspectos negativos a diversos agentes como consequência desse fato. Diante disso , quais são os riscos apresentados a saúde da população e ao meio ambiente mediante a esse atual processo ?
A questão da saúde tornou-se uma das principais características requisitada pelos cidadãos. Seja a respeito do meio ambiente ou da população,o fenômeno da globalização acarretou em consequências que prejudicam diretamente a saúde de ambos. A respeito da saúde da população, as excessivas atividades diárias , a falta de tempo para o preparo de refeições e a forte propaganda destinada ao consumidor ,mudaram o hábito alimentar da maioria da população que desde então, passou a se alimentar de comidas fáceis mas que são pouco nutritivas e altamente calóricas. Aliado a isso , a diminuição dos esforços físicos, possibilitado pela expansão dos meios de transporte são os grandes responsáveis pelo aumento da incidência de doenças como a obesidade e hipertensão . Esse fato é lamentável pois uma população doente demanda mais gastos e diminui o ritmo de crescimento de seu país.
Já a respeito da saúde ambiental , a alta industrialização e produção de objetos junto ao descarte incorreto desses, são os principais agentes destruidores do meio em que vivemos. Isso ocorre porque ,a maioria dos processos de produção são altamente poluidores devido aos gases lançados na atmosfera e demandam grande energia , o que implica na necessidade de se explorar recursos naturais como o petróleo e água. Com a exploração demasiada desses recursos , o lançamentos dos gases e a penetração de resíduos tóxicos no solo a saúde e qualidade do ambiente torna-se fragilizada e afeta na vida de todos que nele vivem, contribuindo para um ciclo caótico capaz de afetar a vida de toda a sociedade , já que essa depende exclusivamente de um meio sadio para a sua sobrevivência.
Portanto, medidas devem ser tomadas , como o reforço da aplicação da lei e sua fiscalização, que limita a quantidade de gordura e outros produtos prejudicais , por meio dos órgãos de atuação na saúde do Governo . Além disso , deve haver o incentivo da população , por meio de campanhas e ações voluntárias, sobre a realização de atividades físicas e uso de transportes alternativos como as bicicletas , mostrando os benefícios oferecidos a saúde devido a esses simples gestos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás