Título da Redação: Saúde Mundial: Processo em ascenção

Proposta: Saúde global em tempos de globalização

Redação enviada há cerca de 3 anos por agnes nobre


A globalização é uma consequência direta do sistema capitalista, um fenômeno que se deu com o advento da tecnologia e que é responsável por um grande fluxo de informações e de consumo; evento que provocou a diminuição das distancias entre diversas comunidades e culturas. No mundo globalizado os hábitos de cada um são cada vez mais influenciados pela sociedade global.
Com a globalização, e o surgimento de tecnologias que possibilitaram o avanço na medicina e o entendimento cada vez maior das necessidades humanas, é possível dizer que a qualidade de vida das pessoas evoluiu, visto que hoje existe a cura para doenças que antigamente eram incuráveis, existe acesso a saneamento básico, alimentação, educação e etc.
Entretanto, no mundo globalizado é possível dizer que a qualidade de vida das pessoas está diretamente ligada ao poder aquisitivo, visto que na sociedade capitalista o principal objetivo é o lucro; lucro que é garantido através do consumo de bens e serviços.
Por esses fatores, a sociedade capitalista também pode ser denominada como a sociedade da desigualdade, visto que o poder aquisitivo é uma característica que atinge a menor parte da população, que historicamente é afetada pela má distribuição de renda e um gerenciamento inadequado de políticas sociais.
Ou seja, no mundo globalizado a qualidade de vida é garantida para poucos, isso é notório em grande parte do globo terrestre, mas nos países do continente africano se torna evidente de uma forma veemente. Em países como o Niger o índice de desenvolvimento humano chega a 0,33, o que é a representação fiel da ausência de qualidade de vida dessa população, que é assolada por diversos tipos de doenças e tem uma expectativa de vida extremamente baixa.
Por tudo isso, é possível concluir que para o mundo possa ser considerado saudável, é necessário que ocorra a diminuição das desigualdades sociais e ampliação da qualidade de vida das pessoas e isso só acontecerá com o gerenciamento adequado de políticas sociais e de distribuição de renda, gerenciamento que deve ser executado por cada país, e monitorado pelos organismos multilaterais.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás