Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Saúde global em tempos de globalização

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


A Terceira Revolução Industrial inseriu diversas mudanças no espaço geográfico. Consolidada pela Globalização, esse processo amplia o conhecimento científico e disponibiliza novas técnicas a todo instante. Nesse aspecto, o homem acaba, direta ou indiretamente, afetado, podendo trazer vantagens e desvantagens para a sua saúde e a de todo planeta.
Em primeiro plano, nota-se que, a partir do século XX, houve uma aceleração na produção tecnológica concomitante a maior facilidade de acesso aos seus produtos. A consolidação de aviões como meio de transporte e o desenvolvimento de avançadas embarcações, propiciaram um aumento no fluxo de pessoa ao redor do mundo. Com isso, cresceram os números de pandemias -doenças que se espalham por todo globo-, como nos casos recentes da gripe H1N1 e do vírus Ebola. Ademais, a apropriação de outras culturas, somada ao ritmo intenso da vida contemporânea, elevou o consumo de produtos industrializados, os quais apresentam altos teores de sódio e gorduras trans, principais causadores de hipertensão e doenças cardiovasculares.
Por outro lado, não se pode restringir o avanço tecnológico apenas aos seus efeitos negativos. A Globalização permite expandir o acesso a saúde por meio de ações de solidariedade internacional, como no caso da ONG Médicos Sem Fronteiras, a qual prioriza o tratamento humanitário em detrimento das demarcações territoriais. Além disso, a industrialização possibilita o desenvolvimento e a exportação de tecnologias médica (próteses, aparelhos, medicamentos), que se tornaram essenciais para o avanço da medicina e para o bem estar dos pacientes.
Torna-se evidente, portanto, que a Globalização pode gerar efeitos positivos e negativos para a saúde humana. Para combater seus problemas é necessário impor vacinação obrigatória para os viajantes, realizar fiscalizações sanitárias em industrias alimentícias, limitando a utilização de ingredientes prejudiciais; além de promover e financiar pesquisas que visam erradicar ou controlar patologias e que, também, sincronizem a tecnologia e a ciência de diversos países a fim de aperfeiçoar equipamentos e técnicas médicas. Assim, os benefícios da Globalização serão expandidos, de fato, para a saúde de toda população mundial.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás