Título da Redação: Patologias x contenção

Proposta: Saúde global em tempos de globalização

Redação enviada há cerca de 3 anos por de1394


No panorama do mundo globalizado há excesso de pessoas e informações. Enquanto o intenso fluxo de indivíduos se justifica pela diminuição do tempo de viagens entre países, maiores trocas comerciais e políticas, o empilhamento de orientações está aliado a existência de multiemissores que muitas vezes trazem informações paralelas entre si. Nesse contexto, qual o papel da informação quando se trata da minimização de riscos à saúde no que tange ao crescimento da dispersão de patologias infecto contagiosas por causa da grande vazão de pessoas?

A funcionalidade da informação é trazer orientações e reflexões sob de- terminado assunto; entretanto, o seu conteúdo é formulado e reformulado conforme sua fonte. Logo, mesmo em tempos de "crises da saúde", momentos que necessitam proporcionar às pessoas discursos mais objetivos, há variações que interferem nos quesitos básicos de prevenção e na suspeita do diagnóstico. Em 2008, o mundo se alarmou com a dispersão da gripe suína e informações equivocadas resultaram em compras demasiadas de mascaras protetoras faciais para evitar o contágio da patologia, dando "falsa proteção".

Ainda que ocorram orientações equivocadas, órgãos de influência mundial, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) utilizam critérios de correção através da distribuição de manuais, artigos e preparo da equipe de saúde. No ano de 2014, o número de infecções por ebola cresceu assustadoramente e pelo uso rápido de tecnologias informacionais algumas fronteiras foram parcialmente fechadas, cidadãos oriundos de países afetados foram postos em quarentena e os que retornaram infectados foram rapidamente tratados. Ações para desacelerar a dispersão foram tomadas.

Por isso, mesmo que ocorra um fluxo muito grande de pessoas concomitante ao aumento do número de infecções por vírus e bactérias, a informação quando é correta e objetiva auxilia à prevenção e tratamento. Dessa forma, a minimização de riscos à saúde é eficaz desde que as orientações sejam úteis não só ao preparo às equipes de saúde, mas à população como um todo. Logo, a informação possui papel crucial para a minimização de riscos à saúde.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás