Título da Redação: O legado da globalização

Proposta: Saúde global em tempos de globalização

Redação enviada há cerca de 3 anos por Milena Goulart


A globalização é um processo de interação social, econômica e política entre diferentes nações. Iniciada no século XV com as grandes navegações, a globalização foi intensificada com o imperialismo e atingiu seu auge na atualidade, com a internet. Apesar dos benefícios do processo, há também malefícios, sendo vários deles relacionados a própria saúde do ser humano.

Uma das questões problema é a exacerbação das diferenças econômicas inter e intra países. As primeiras tiveram como causa principal a exploração de recursos, nas colônias, pelas metrópoles, negligenciando as necessidades e a cultura dos nativos. Tal procedimento pode ser observado de forma clara principalmente no continente africano após a Primeira Guerra Mundial. Hoje após a exploração e esgotamento de recursos e a divisão arbitrária das terras, vê-se um continente marcado por conflitos e pela pobreza extrema que acarreta mortes por doenças consideradas simples ou já erradicadas em países ricos como verminoses, resfriados e desnutrição.

Por outro lado, as diferenças econômicas dentro de um país têm como raízes a má distribuição de renda e a adoção de modos de vida baseados no consumo e no desperdício, como é o estilo de vida americano. No Brasil, por exemplo, é nítida a diferenciação de classes na própria paisagem urbana. Nos bairros abastados há toda uma infraestrutura para garantir saúde e conforto aos moradores. Porém, nos bairros pobres observa-se cenas lastimáveis como o esgoto a céu aberto e lixo acumulado, que leva a proliferação de pragas como insetos e roedores, culminando na aparição ou ressurgimento de doenças facilmente evitadas pela presença de infraestrutura de qualidade e saneamento básico.

Assim, é fácil perceber que a negligência dos governos, a alienação da sociedade e a imposição ou adoção de estilos de vida marcados pelo individualismo e pelo consumo, trazidos pela globalização, são as causas de muitos problemas na atualidade. Por isso, medidas que visem atenuar esses malefícios tornam-se urgentes. A principal medida é combate a alienação que ínsita a solidarizarão da sociedade e a cobrança aos órgãos governamentais. Com a conscientização, a ajuda aos necessitados chegará mais rapidamente salvando vidas e impedindo que os aspectos malfazejos da globalização sejam disseminados.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás