Título da Redação: Inventar, globalizar, melhorar

Proposta: Saúde global em tempos de globalização

Redação enviada há cerca de 3 anos por Roberta Sousa


A globalização é um processo de integração econômica, social, política e cultural. Com o passar do tempo, o mundo se torna cada vez mais globalizado, em praticamente todos os aspectos, porém alguns negativamente e outros positivamente. Um ponto negativo seria ao uso excessivo de tecnologias para fins maldosos, como por exemplo, invasão e roubo de dados pessoais pela internet. Um ponto positivo, envolvendo também a tecnologia, seria o uso da mesma para pesquisas e descobertas de métodos que facilitam a vida de toda a sociedade.
A partir de muita tecnologia, hoje encontramos grandes avanços na medicina por exemplo. Novas vacinas, novos medicamentos, novas descobertas.. Novas coisas que podem ou poderiam melhorar nossa qualidade de vida.
Porém, mesmo com o grande impacto da globalização em todo o mundo, ele ainda possui falhas. Se tomarmos como exemplo a saúde global, vemos que há uma grande diferença em praticamente todos os lugares do mundo. Tomando a África como exemplo,vemos que por lá a saúde é ainda muito precária, e isso fica muito evidente pelos dados de mortes e alto índice de AIDS. Por ser um país pobre, as tecnologias não tem o mesmo impacto como em outros países. Mas isso não acontece apenas na África. Acontece praticamente em todos os países emergentes ou subdesenvolvidos e até mesmo em alguns desenvolvidos, porém de forma mais branda. A saúde é um aspecto que tem uma grande importância no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de um país e que é o sinal mais claro da qualidade de vida de uma população.
Campanhas, doações de medicamentos, maior formação de médicos, medidas para falta de médicos, como contratação de médicos de outras nacionalidades, são medidas que se realizadas seriamente podem melhorar esse assunto que pra muitos não passa de dor de cabeça.
É preciso investir na saúde, e investir de forma significativa, contando com tecnologias de países que podem ajudar a melhorar a situação. Afinal, se globalização é uma "integração", integrar todo o mundo a favor de melhoras na saúde e ajudas recíprocas, há uma grande possibilidade de um mundo melhor, mais comunitário e é claro, mais saudável.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás