Título da Redação: Globalização não global.

Proposta: Saúde global em tempos de globalização

Redação enviada há cerca de 3 anos por Joyce Duarte


O processo de globalização pelo qual o mundo vem passando é responsável por reconfigurar o espaço universal. Inovações tecnológicas nos mais variados âmbitos, facilitação do turismo, avanços na medicina. Estes e outros acontecimentos marcam a globalização característica do século XXI. Porém, e infelizmente, não há apenas pontos positivos nesse processo; e os pontos negativos são tão ou mais impactantes, como o aumento das desigualdades sociais e, consequentemente, da pobreza, o que tem gerado sérios problemas nos mais diversos países.
Esses países, tanto subdesenvolvidos quanto desenvolvidos, têm enfrentado sérios problemas, sobretudo sociais. E grande parte desses problemas decorre das conotações que o modelo econômico capitalista recebe: sistema do individualismo e do lucro particular. Isso tem agravado as relações sociais, a ponto de tornar bastantes díspares as situações econômicas da sociedade.
O Brasil exemplifica bem essa situação: aqueles que possuem alto poder aquisitivo têm acesso a maioria dos benefícios que esta globalização proporciona; já aqueles que pertencem às camadas menos favorecidas tendem a não acessar tais benefícios, ficando, com isso, passíveis a descriminação e, até mesmo, agravamento de sua crise econômica.
E esse crescimento das desigualdades econômicas afeta a saúde da população mais carente. Hoje, um dos grandes males da saúde pública é a má alimentação, que prejudica principalmente o desenvolvimento de crianças e adolescentes, além da falta de saneamento básico e precárias condições de vida.
Desse modo, percebe-se o quão são necessárias medidas que mudem essa realidade. Uma distribuição mais igualitária da renda nacional auxiliaria no combate às desigualdades no Brasil. Países europeus, por exemplo, possuem altos índices de desenvolvimento humano e de qualidade de vida por haver reduzida disparidade econômica nos mesmos. Além disso, é preciso que o governo invista nas questões sociais, a fim de possibilitar uma vida mais saudável àqueles que mais necessitam hoje, com melhorias no sistema de saúde pública e saneamento básico; proporcionando, assim, progresso rumo a um país menos desigual e uma globalização mais global.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás