Título da redação:

Desrespeito (in) consciente

Tema de redação: Pluralidade e (in) tolerância no Brasil

Redação enviada em 14/08/2017

Respeito; um dos muitos significados dessa palavra é o de ter consideração, admiração por outra pessoa. Apresenta um contexto conciso, porém aborda uma plataforma difícil de se exercer no cenário do dia a dia, o que inclusive chega a se tornar um estorvo, visto que o atual século 21 nunca foi tão culturalmente e socialmente rico. Portanto, devido a tanta diversidade, os níveis de desrespeito são igualmente elevados. Certas discordâncias em relação a outras culturas, religiões e mesmo diferentes povos podem ser provenientes de um consolidado pensamento familiar, já cultivado desde os primórdios e apenas repassado conforme as gerações. Como a crença, por exemplo, da raça branca ser superior a negra, propagando entre a família a ideia de ser ordinário a humilhação de um povo que, afinal, não possui diferenças emocionais quaisquer deles. O único objetivo que consegue ser alcançado por meio disso é conduzir ao mundo uma prole de homens e mulheres intolerantes quanto às vidas alheias. Contudo, existem também os pensamentos e crenças que são criados por cada ser humano em si, baseados em conhecimentos e experiências adquiridos a medida em que eles vivem. Escolhas políticas, partidárias, é a segunda mencionada no percentual de menções negativas, e isso se dá porque uma vez que a pessoa toma uma decisão relacionada a pessoa que a irá representar e ao partido ideológico que irá seguir, cria-se uma falsa percepção de que o que ela segue é uma verdade absoluta, de maneira que qualquer outra opinião que divergir com a sua é automaticamente incoerente; não se procura manter respeito pela ideologia oposta, e pouco menos é considerado o fato de que cada mente trabalha de um modo distinto da outra e consequentemente estão fadadas a discordarem em algum ponto. Tais infortúnios estão diretamente ligados a questões disciplinares, mais especificamente falando, à falta de preparo tanto familiar quanto escolar na questão de trabalhar o respeito pelo próximo. Faz-se mister que pais e educadores conduzam crianças e jovens ao convívio harmônico com pessoas de outras realidades através de atividades sociais, troca de experiências pessoais, interações entre grupos de posições divergentes - a fim de que aprendam a conviver e a demonstrar consideração por pessoas que se portam, aparentam e pensam de outro jeito.