Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Perspectivas e desafios da educação a distância no Brasil

Redação enviada em 11/06/2019

Desde a Grécia antiga, a compreensão de cultura e do lugar ocupado pelo indivíduo na sociedade reflete-se na educação e nas próprias teorias. Nesse contexto, hoje o Brasil vivencia uma revolução nos métodos educacionais, pois os desenvolvimentos de métodos tecnológicos proporcionaram o ensino a distância e a formação técnica ou superior de vários profissionais. Logo, é evidente que as falhas apresentadas nesse novo sistema de ensino colabora para o grande número de profissionais desqualificados no mercado de trabalho. É importante ressaltar, em primeiro plano, que as primeiras escolas superiores foram fundadas no Brasil em 1808 com a chegada da família real portuguesa. Entretanto, apenas a elite possuía acesso. Nesse sentido, o Brasil contemporâneo apresenta elevados índices de trabalhadores sem qualificação profissional, devido aos limitados número de vagas disponibilizadas pelas instituições públicas e as elevadas mensalidades das privadas. Dessa forma, proporcionando o desenvolvimento dos novos métodos educacionais falhos e insuficientes para adequada formação profissionalizante do indivíduo. Em segundo plano, o ensino a distância no Brasil tem aumentado cada vez mais, tendo um total de 7 milhões de brasileiros inscritos nas instituições virtuais em 2017. Nesse contexto, o crescimento do ensino virtual se deu por grande parte da população já inserida o mercado de trabalho, pois em muitos casos os trabalhadores conseguem conciliar o trabalho e os estudos à distância. Além disso, esse novo método de ensino oferece vantagens em relação ao custo, no qual apresenta mensalidades mais baratas que as escolas superiores privadas presenciais, assim, se adequando as condições econômicas de muitos brasileiros. Infere-se, portanto, que os elevados índices de desqualificação no mercado de trabalho brasileiro se encontram entrelaçado com as delimitadas vagas nas escolas superiores públicas. Desse modo, é imperiosa uma ação do Ministério da Educação, que deve, por meio de investimentos ampliar os números de vagas nas escolas superiores técnicas. Visando assim, a qualificação dos indivíduos no mercado de trabalho.