Título da redação:

Liberdade de escolha

Tema de redação: Os transgênicos no Brasil e a problematização do acesso à informação

Redação enviada em 17/07/2016

O Brasil é um dos maiores precursores do uso de organismos geneticamente modificados(OGM) na agricultura.Esses organismos transgênicos ajudam o agronegócio do país,pois eles,aumentam a produtividade agrícola,reduzem o uso de agrotóxicos e tornam os alimentos mais nutritivo.Contudo,ultimamente,os consumidores brasileiros tem tido seu direito de escolha negligenciado. Esse direito está sendo renegado devido a um projeto,que modifica a legislação,visando acabar com a obrigação de fixar o símbolo de transgenia nos rótulos de produtos com menos de 1% de transgênicos em sua composição final.Essa falta de informação é um atentado à liberdade de consumo num país onde 90% da soja e do milho são produzidos com OGM. Além disso,certos transgênicos são perigosos para a saúde e meio ambiente.Há,por exemplo,plantas que são modificadas geneticamente para produzir substancias tóxicas com a intenção de controlar pragas,no entanto,essa prática pode deixar resíduos tóxicos na composição final do produto,devido à falta de estudos que garantam a segurança do alimento.Essas toxinas apresentam riscos saúde e meio ambiente,por isso é preciso que o consumidor saiba oque está levando para casa,pois comprar é um ato político. Se hoje,o agronegócio é uma das atividades que beneficia o Brasil, se é uma atividade dinâmica, ele tem a responsabilidade de informar corretamente o consumidor,disse o líder do PV, Sarney Filho (MA).Portanto,fica claro,a necessidade de ampliação da legislação atual,a fim de tornar obrigatório a informação de transgenia no rótulo de produtos,que foram produzidos com a utilização de OGM,ou apresentem transgênicos em sua composição final.Todavia,é preciso que o Ministério da Agricultura,Pecuária e Abastecimento invista em estudos para medir as consequências de organismos,que foram modificados para produzir compostos tóxicos,com o intuito de garantir a segurança dos consumidores e meio ambiente.