Título da redação:

Conhecimento: a alma do negócio

Tema de redação: Os transgênicos no Brasil e a problematização do acesso à informação

Redação enviada em 11/10/2015

Pode-se observar que o novo século, XXI, nos traz grandes mudanças antes não vistas ou não muito exploradas anteriormente. Um delas é a mistura genética entre espécies para obter-se novas espécies com resistências e melhorias antes não apresentadas, esses são os famosos transgênicos. Muitas pessoas, por falta de informação, ainda desconhecem o que são ou a quantidade produzida, mas, é certo que o Brasil já é um grande produtor possuindo mais de 40 milhões de hectares voltados para tal produção. Esses produtos, segundo seus produtores, tem grande benefício não só na hora da produção mas também na hora do consumo, já que são modificados e não precisam de agrotóxicos, por exemplo, o que diminuiria a chances de contaminação por resíduos desses produtos na hora que o alimento fosse levado a mesa. E, além desse benefício, os transgênicos apresentam várias outras qualidades, como, por exemplo, ser resistentes ao frio ou calor, precisar de menos água para se desenvolver, entre outros. Mas, com todos esses benefícios, eles realmente podem passar despercebidos? O estudo sobre esses alimentos ainda não previne resultados a longo prazo, ou seja, em curto prazo esses alimentos podem não apresentar nenhum risco a saúde das pessoas mas nada garante que a longo prazo não possa acontecer alguma coisa. A informação é essencial na hora de ir ao supermercado e escolher o que deve ou não por no carrinho. Portanto, sob este ponto de vista, é essencial que os supermercados ofereçam alguns folders para seus clientes com informações sobre os alimentos geneticamente modificados e sobre seus benefícios, assim como as empresas que trabalham com esse tipo de material. A mídia poderia voltar-se para campanhas informativas, com o auxílio do governo, apenas com intuito de informar aos clientes o que são, os benefícios e riscos do consumo. Além disso, os próprios produtos devem conter um indicador, não muito pequeno e próximo das informações nutricionais, que geralmente encontram-se no verso do produto. Dessa forma, as pessoas poderiam conhecer o básico sobre os alimentos e ainda assim optar por comprar ou não os produtos.