Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Os relacionamentos abusivos em questão no Brasil e seus fatores impulsionadores

Redação enviada em 26/09/2018

Desde o Iluminismo, entende-se que os direitos naturais dados ao homem pela natureza são inalienáveis, assim, todo o ser humano tem o direito à vida, à liberdade e à felicidade. Entretanto, em contraste com o problema dos relacionamentos abusivos no atual contexto brasileiro, é possível notar que os ideais iluministas ainda carecem de moldes no âmbito social e político contemporâneo. Nesse sentido, convém analisar os principais fatores que contribuem para a questão. A princípio, é possível destacar a ação constitucional e a sua aplicação como alguns dos fatores causadores do problema. Para Locke, filósofo empirista, o Estado tem como dever garantir os direitos e as liberdades individuais de seus cidadãos. No entanto, tendo em vista a problemática dos relacionamentos abusivos, é possível notar que, no Brasil, a ação legal encontra-se longe da efetivação, haja que vista que as mulheres são as principais vítimas desse tipo de violência, esta, que por sua vez, vai desde agressões psicológicas, emocionais e físicas que podem desencadear a morte dessas mulheres. Nessa conjuntura, evidencia-se a negligência do Estado Brasileiro em relação ao artigo 5º da Constituição: o direito ao bem-estar social a todos perante a lei. Outrossim, é possível destacar, também, a formação do indivíduo em sociedade como impulsionadora do problema. Segundo Durkheim, sociólogo francês, os fatos sociais são coisas dotadas de exterioridade e coercitividade. Analogamente, verifica-se que, no Brasil, essa ideia está de maneira intrínseca e arraigada nos pilares da nação, haja vista que desde cedo o indivíduo é coagido a acreditar, principalmente pela cultura do patriarcado, que o ciúmes em excesso é algo completamente normal, quando na verdade acaba por gerar malefícios tanto paro o sujeito que o pratica, e principalmente para o seu parceiro. Nessa perspectiva, urge a necessidade de subterfúgios para amenizar tal situação. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação (MEC) elaborar medidas para atenuar a questão. Para tanto, é necessário que, em primeiro lugar, seja implementada, na Base Nacional Curricular Comum, disciplinas de cidadania e direito civil, que após sancionadas, caberá a todas às escolas da rede nacional aplicá-las efetivamente dentro do ambiente educacional, promovendo aulas, palestras, debates e workshops com a presença de professores de sociologia e, também, com a presença imprescindível de psicólogos especialistas em comportamento humano, e que nesses eventos seja ensinado aos alunos a importância de se respeitar o ser humano como indivíduo e cidadão, lhes apresentando, também, principalmente aos alunos homens, o quanto é importante que o diálogo seja estabelecido em uma relação, para que, assim, no futuro, os ideias iluministas sejam amplamente difundidos na construção de uma sociedade digna e mais humanizada.