Título da Redação: Em briga de marido e mulher se mete a colher sim!

Proposta: Os relacionamentos abusivos em questão no Brasil e seus fatores impulsionadores

Redação enviada há 10 meses por usuário anônimo.


Na sociedade em que vivemos uma problemática muito presente é o relacionamento abusivo. Ele é caracterizado o excesso de poder sobre o outro, desejo de controlar de tê-lo as para si. Esse comportamento, geralmente, inicia de modo sutil e aos poucos ultrapassa os limites. Embora a sociedade dê maior visibilidade às relações abusivas entre casais heterossexuais, o abuso ocorre também entre parceiros homossexuais.
No Brasil se tornou comum ver noticias de esposas, namoras e ex-namoradas que sofrem as mais variadas violências. Como o caso Tatiane Spitzner, que foi encontrada morta, na madrugada do dia 22 de setembro de 2018, após sofrer asfixia e ser jogada da varanda de um prédio na cidade de Guarapuava no Paraná. Ela foi agredida pelo marido, que foi acusado de feminicído.
É difícil definir quando um relacionamento é abusivo, pois ele acontece de maneira velada, mas, os principais sinais de uma pessoa abusiva são: ciúme e possessividade exagerados, controlar as decisões do parceiro, colocar a vítima contra os amigos e a família ou qualquer outra agressão física, verbal ou psicológica.É considerado relacionamento abusivo quando também o namorado(a) não aceita o termino e persegue a vítima. Esse relacionamento é causado
por um pensamento machista da sociedade.
As principais dificuldades para quem quer sair de um relacionamento abusivo são: ter medo das reações do parceiro, ter esperança de que a pessoa vai mudar, medo de nunca mais achar outra pessoa ,a falta de apoio da família e amigos que não acreditam ou até culpam a vítima pelo abuso. Alías, a culpabilização da vítima está ligada a pontos de vista machistas. Os policiais, juizes, profissionais de saúde e outras autoridades que deveriam proteger, mas muitas vezes as ignoram as vítimas, desacreditando ou minimizando as agressões . A vitima que sofreu com esse relacionamento pode continuar com medo não só de quem a abusou , mas ficar com medo de futuros relacionamentos e sofrer de sintomas de estresse pós-traumático.
Dessa forma, é fundamental que, quem esta sofrendo o abuso ou quem esta sendo abusivo busque apoio psicológico especializado. é preciso ter apoio familiar e dos amigos. O governo deve patrocinar atividades culturais para esclarecer as pessoas perante ao relacionamento abusivo. É importante também envolver crianças e adultos no combate à violência doméstica, educando-os sobre o assunto e incentivando um comportamento mais cuidadoso e respeitoso para com as mulheres. Assim vamos conseguir diminuir o numero de mulheres vitimas dessas agressões.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018