Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Os impedimentos da Inclusão digital na contemporaneidade brasileira

Redação enviada em 03/11/2018

Na Segunda Guerra Mundial, o advento do primeiro computador, desenvolvido pelo matemático britânico Alan Turing, junto com a criação de outros aparelhos digitais, culminou no uso, quase indispensável, de tais meios nas sociedades contemporâneas. No âmbito brasileiro, entretanto, muitas pessoas ainda sofrem com a exclusão digital, principalmente devido à falta de investimentos para a modernização das escolas e à carência de políticas sociais inclusivas. Primeiramente, segundo Aristóteles, influente pensador grego, a política serve para garantir a felicidade dos cidadãos. Entretanto, é sabido, tristemente, que, no Brasil, apenas um pouco mais da metade da população tem acesso às tecnologias, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas e isso se deve, em grande parte, à falta de investimentos pelo Estado para a adaptação dos centros educacionais à atual era digital, de modo a garantir a disponibilidade de computadores modernos, projetores, ou até celulares para a utilização de aplicativos que usufruem da tecnologia 3D. Portanto, nota-se que o conceito de Aristóteles encontra-se deturpado para o Governo Brasileiro, haja vista o descaso de tal agente no contexto da exclusão digital. Analogamente, é importante destacar que, no cenário da globalização, é de suma relevância promover a inclusão digital, visto que essa facilita a ingressão no mercado de trabalho, a comunicação e a educação a distância. Contudo, nota-se que, com exceção das regiões Sul e Sudeste, há poucas realizações de políticas públicas que garantam a democratização do acesso aos meios digitais e, desse modo, vê-se um descumprimento, por parte de instituições públicas, da Constituição Federal de 1988, que explicita o direito da população à igualdade e ao bem-estar social, tendo em vista a desigualdade no acesso às mídias digitais. Por conseguinte, infere-se que o Ministério da Educação deve estimular a modernização dos ambientes educacionais, destinando recursos financeiros para as secretarias de educação dos estados, desburocratizando os mecanismos de repasse monetário, para que, então, os governos estaduais possam equipar as escolas com tablets, computadores novos e projetores que auxiliem no aprendizado dos alunos. Ademais, cabe ao Ministério da Ciência e Tecnologia disponibilizar internet gratuita e telecentros em espaços públicos, por meio da criação de um programa de inclusão digital, sobretudo em regiões precárias e, também, interioranas, a fim de garantir o acesso ao mundo digital para as pessoas excluídas.