Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Os impedimentos da Inclusão digital na contemporaneidade brasileira

Redação enviada em 31/10/2018

Herbert McLuhan, filósofo canadense, desenvolveu o conceito de aldeia global para se referir ao processo ágil e eficiente de compartilhar informações proporcionado pelos novos meios tecnológicos. Contudo, a realidade nacional é incapaz de enquadrar-se sob está perspectiva. O que normalmente encontra-se é um extenso grupos de indivíduos incapaz de ter acesso a equipamentos, informação de manuseio, além disso, há dificuldade em possuir usufruto pleno desses recursos. Nesse sentido, insta solucionar o déficit digital do país, logo, é preciso discutir as barreiras socioeducativas e econômicas que se impõem. A priori, é preciso debruçar-se sobre as condições de vida que são capazes de limitar o acesso tecnológico. Segundo Steve Jobs, co-fundador da Apple, "tecnologia move o mundo" e é inegável que no século XXI, a internet com seus mecanismos inclusivas aos diversos prismas do conhecimento é indispensável. No entanto, o Brasil está repleto de pessoas com pouco ou nenhum conhecimento sobre o manuseio e a importância das novas tecnologias. Assim, o "motor mundial" parece participar de uma meritocracia que agrega apenas portadores de certas aptidões e experiências. Por conseguinte, cabe buscar compreender os impedimentos entre a conectividade e os indivíduos. Para José Saramago, escritor português, o conhecimento é capaz de unir o indivíduo a si e aos que o cercam, desta ótica, a inclusão digital pode soar capaz como transformadora. Contudo, está crença nacional é débil frente à realidade de seres humanos incapazes de suprir as próprias necessidades básicas. Desse modo, o universo técnico-informacional solidifica-se como uma debilidade social expressiva capaz de dividir pessoas entre cidadãos e "marginais tecnológicos". Em suma, cabe ao Ministério de Educação e Cultura facilitar o acesso ao ensino de tecnologias através da instituição de mudanças curriculares que promovam o ensino do manuseio destas tecnologias nas escolas para os alunos e a comunidade de moradores interessada. Ademais, urge que o Poder Executivo promova acessibilidade as ferramentas tecnológicas, para isso, é preciso ampliar e fortalecer os espaços e instituições de livre acesso a computadores e outras ferramentas digitais. A fim de estabelecer o princípio de conexão global como mais que um conceito intangível.