Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Os impedimentos da Inclusão digital na contemporaneidade brasileira

Redação enviada em 21/10/2018

Com o desenvolvimento do capitalismo, proveniente da Revolução Técnico-Científico Informacional, a utilização de tecnologias tornou-se comum na vida dos seres humanos, visto que contribuem com a otimização do tempo e com o desempenho laboral. Contudo, a exclusão digital encontra-se latente nesse âmbito e representa um desafio a ser enfrentado pela população brasileira. Dessa forma, convém discutir os principais impedimentos da inclusão digital na contemporaneidade. Segundo a Constituição Federativa do Brasil o acesso à internet é um direito social previsto na PEC 6/2011. No entanto, tal direito não é garantido e torna-se evidente por meio das taxas de uso da internet inferiores à média nacional em regiões interioranas. Sendo assim, a falta do uso das redes de comunicação está vinculada a condições socioeconômicas e representa um problema de desigualdade social recente. Outrossim, é importante salientar que somente a disponibilidade do acesso aos computadores conectados à internet não correspondem a garantia dos direitos previstos na Constituição. Para José Saramago, escritor português, na falsa democracia, o cidadão encontra-se à margem e é impedido de intervir socialmente e mudar o mundo. Analogamente, usufruir dos atuais meios de comunicação não implica em inclusão social, visto que saber como utilizar as ferramentas comunicativas é fundamental para a inserção dos indivíduos no âmbito digital. Assim, boa parte do contingente populacional excluído digitalmente- idosos e populações carentes- não exercem seus direitos e encontram-se à margem social. Infere-se, pois, que medidas são necessárias para mitigação dessa problemática no Brasil. O Governo Federal, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional, deve disseminar a instalação de redes de tecnologias nos locais carentes, disponibilizando esse serviço gratuitamente, com intuito de reduzir a defasagem no uso da internet nas regiões mais pobres. Ademais, deve fomentar investimentos, por meio do Ministério da Educação, para projetos de extensão que passem a ensinar a informática básica a indivíduos que desconheçam o uso das tecnologias de informação, com a premissa de abranger a sociedade senil e estimular o desenvolvimento pessoal e a qualidade de vida. Com a prática dessas atitudes, a construção do Estado democrático de direito seria posta em prática.