Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Os impedimentos da Inclusão digital na contemporaneidade brasileira

Redação enviada em 04/02/2018

Em 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o acesso à internet como um direito humano. Apesar desse marco histórico, diversos países, inclusive o Brasil, vivem a chamada exclusão digital, em que as tecnologias estão restritas a uma pequena parcela da população. Fatores de ordem educacional, bem como econômico, caracterizam o dilema da inclusão dos meios virtuais na realidade brasileira. É importante pontuar, de início, a negligência acadêmica frente à questão da internet na contemporaneidade. À guisa de Kant, o ser humano é tudo aquilo que a educação faz dele, as escolas brasileiras, entretanto, falam nesse processo de formação social. A adoção de uma política proibitiva dos aparelhos eletrônicos na sala de aula, além do desamparo aos estudantes quanto à utilização dessas ferramentas, configura um quadro propenso à exclusão digital. Nesse sentido, a Universidade Metodista de São Paulo ratifica a importância de oferecer o conhecimento no uso dos recursos virtuais. Outrossim, tem-se a influência de interesses financeiros na caótica inclusão digital brasileira. Conforme o pensamento de Marx, a capitalização dos produtos acarreta na desigualdade de aceso entre os indivíduos. Essa realidade é amplamente observada na concentração do uso da internet em regiões de renda mais alta. Nesse contexto, os valores atrelados às novas tecnologias são inacessíveis à grande parte da população. Tal fator é confirmado pelo autor Cabral, em pesquisa de 2003, que concluiu que somente 8,3% dos brasileiros têm acesso à internet em casa. É notória, portanto, a relevância de fatores educacionais e econômicos na problemática supracitada. Nesse viés, cabe às escolas, em consonância com ONGs da área, promover o conhecimento sobre as novas tecnologias. A ideia da medida é, por meio de palestras, debates e aulas práticas no ambiente escolar, atestar que os jovens brasileiros estejam incluídos no mundo digital. Ademais, é dever do Estado, por intermédio dos órgãos responsáveis, garantir o acesso à internet a toda a população. Tal projeto deve contar com a disponibilização de aparelhos eletrônicos em áreas que carecem dessas ferramentas no país somado ao oferecimento de cursos acerca da sua utilização. Assim, o Brasil estará no caminho certo para assegurar a inclusão digital em seu território e confirmar, como prevê a ONU, o direito humano ao uso da internet.