Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Os impedimentos da Inclusão digital na contemporaneidade brasileira

Redação enviada em 06/11/2017

A globalização e seu processo de inovação tecnológica permitiram interligar o mundo em questões de segundos. Esse avanço trouxe consigo fatores positivos, no entanto o Brasil ainda encontra dificuldades, dentre elas a problemática da exclusão digital que se apresenta como um dos grandes desafios deste início de século, com importantes consequências nos diversos aspectos da vida humana na contemporaneidade. Embora exista a divulgação da importância da inclusão digital entre a sociedade brasileira, o país ainda se vê com um grande número de excluídos digitais. Isso porque existem regiões como Norte e Nordeste totalmente desprovidas não só do acervo tecnológico, mas também de água, luz, telefone e transportes os quais interferem diretamente nas condições sociais e no acesso à tecnologia. Consequentemente, jovens, crianças e adultos ficam prejudicados em relação aos benefícios do desenvolvimento e inovação tecnológica. Outra dificuldade encontrada pelo país é a falta de estrutura física e de profissionais qualificados para promover o acesso a esse recurso. Porquanto, existem escolas que possuem computadores e salas de informática, mas não a acesso à internet e nem professores capacitados para disseminar os conhecimentos a alunos e a populações carentes. Com isso, tais equipamentos se tornam obsoletos sem se quer serem usados, e quanto aos indivíduos muitos são considerados desqualificados pelo mercado de trabalho por falta de conhecimento em informática, o que deixa evidente essa exclusão. Dessa forma, é evidente que a as desigualdades regionais, somada à falta de estrutura e profissionais qualificados impendem o Brasil de ser um país totalmente conectado as tecnologias. Faz se necessário, portanto, que o Governo Federal possa criar incentivos juntamente com empresas privadas para primeiramente melhorar os recursos básicos, para que o acesso à tecnologia seja facilitado. Ademais, o Ministério da Educação deve promover projetos, como oficinas de informática, treinamento de professores e toda a sociedade de regiões mais carentes do Brasil.