Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Os impedimentos da Inclusão digital na contemporaneidade brasileira

Redação enviada em 03/11/2017

Desde a era colonial no país quando a corte portuguesa se instaurou no sul juntamente com a forte economia do café e do ouro, ocorreu uma mobilização populacional para essa região e desde então, os polos econômicos aliados ao investimento público e privado impulsionou o desenvolvimento urbano e a inclusão digital. Excluindo consequentemente, as demais localizações. À princípio, depreende-se que com a criação dos utensílios tecnológicos, principalmente da internet, suscitou um movimento de globalização generalizada, que por seus meios expandiu e democratizou as informações aos usuários de tais artefatos. No entanto, ainda carece disponibilidade desses benefícios às regiões do centro-oeste, norte e nordeste, privando desta maneira o acesso aos recursos educativos. Desse pressuposto, a partir do instante que a tecnologia se formata como propagadora de ensino, torna-se por fim, diretamente ligada ao extermínio da grande carência de conhecimento brasileira. E como Johann Goethe declamou, "nada é mais assustador do que a ignorância em ação", a solução para muitas problemáticas sociais, econômicas e ambientais que afligem esses lugares é a inclusão digital. Além disso, não somente infere-se a soberania do sul sob os demais territórios, como também nos próprios núcleos urbanos a classe média alta sob a baixa. Do exposto, as classes economicamente privilegiadas levam vantagens educativas e sociais, enquanto as menos beneficiadas monetariamente enfrenta percalços na discutida inclusão. Desta forma, o quadro hodierno prejudica o desenvolvimento desses grupos, que precisam especialmente de investimentos na seção do saber. Urge, portanto, a necessidade do Estado trabalhar em parceria com empresas de tecnologia formas de expandir territorialmente esses acessos, assim como garantir pacotes baratos àqueles de baixa renda estipulada comprovada. Cabe outrossim a participação de ONGs na movimentação da inclusão de pessoas sem recursos e, inclusive deficientes mentais em formas de projetos com aulas de informática, elaboração de pesquisas e aulas interativas sustentadas por doações e investimento público.