Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Os impedimentos da Inclusão digital na contemporaneidade brasileira

Redação enviada em 30/10/2017

Chaves, famoso seriado mexicano, aborda de maneira humorística a relação de dois personagens, Quico e Chaves. Quico, menino que por ser de classe média tinha acesso a tudo que Chaves, garoto órfão e sem-teto, não tinha. Analisando a temática do seriado, é possível ver uma clara relação com a inclusão digital brasileira, essa que a maioria que possui acesso é de classe média alta e as pessoas de renda baixa são completamente excluídas. Destarte, é importante refletir quais motivos impedem a inclusão digital universal na sociedade brasileira e como solucioná-los. Primeiramente, é relevante considerar que o maior fator que impede a inclusão é a concentração de renda no país, causa da grande desigualdade social. Após a globalização, tecnologias como computadores, celulares e internet foram disseminadas pelo mundo possibilitando maior fluidez da informação e comunicação. No entanto, esse privilégio está estritamente concentrado nas mãos de uma pequena parte da população brasileira, a de maior renda. Só para ilustrar, segundo dados do site G1 menos de dez por cento dos brasileiros possuem computadores e acesso a internet em suas residências, e a maior concentração dos excluídos está nos Estados menos urbanizados como Amazonas e Acre, o que é extremamente preocupante. Posteriormente, outra causa que contribui para a exclusão é a falta de estrutura e profissionais qualificados, o que impede a disseminação do conhecimento. Geralmente, a maior parte das escolas brasileiras recebeu computadores devido a políticas públicas do Governo Federal, porém muitas delas não possuem acesso à internet, o que impede o contato dos alunos com a informação. Além disso, há poucos profissionais qualificados nas escolas que possibilite o aprendizado do uso dessas ferramentas por crianças, jovens e adultos, segundo informação divulgada no Portal Metodista. É evidente, portanto, que a desigualdade social somada à falta de estrutura e profissionais qualificados impede a inclusão digital universal no Brasil. Com isso, é necessário que o Ministério da Educação, junto às empresas privadas do ramo das tecnologias de informação, crie programas de inclusão, como cursos gratuitos em escolas e universidades que tenham por objetivo instruir a população sobre o uso das tecnologias e também, permitir o acesso à internet, além de incentivar por meio de aumento de salários, a qualificação de professores nessa área. Além disso, é viável a disponibilização de um auxílio financeiro para permitir o uso da internet na casa de famílias de renda baixa como forma de diminuir a desigualdade e dar oportunidade a essas pessoas.