Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Os impedimentos da Inclusão digital na contemporaneidade brasileira

Redação enviada em 29/10/2017

No que se refere aos impedimentos da inclusão digital na contemporaneidade brasileira, é possível afirmar que mesmo no auge da tecnologia no século XXI, infelizmente há populações que se encontram impedidas da utilização dessa modernidade. Isso se evidencia não só pela falta de infraestrutura educacional em certas cidades, mas também pela baixa renda de certas famílias. Nesse sentido, convém analisarmos os principais motivos para essa problemática e intervir nesses entraves. Segundo o filósofo Aristóteles, a base da sociedade é a justiça. Logo, isso nos leva a refletir sobre como certas cidades brasileiras se sentem injustiçadas por não obterem uma infraestrutura adequada. Precisamente, os impedimentos da inclusão digital nesses locais são grandes, visto que as escolas não oferecem um ensino digital satisfatório, seja por falta de aparelhos ou por desqualificação profissional do professor. Entretanto, é notório que algumas instituições até disponibilizam o computador, porém a falta de habilidade e conhecimento para a utilização os tornam indiferentes. Desse modo, retomando ao que foi citado por Aristóteles, a justiça se faz necessária para que haja base na sociedade. Outrossim, vale ressaltar que a baixa renda do tecido social também impede o desenvolvimento digital. Segundo a editora Abril, 58% da população brasileira possui acesso à internet e esse percentual é baixo em comparação aos demais países. Desta forma, a concentração de renda no país prejudica a inclusão digital, pois há uma discrepância de conhecimento, dinheiro e oportunidades que aumentam cada vez mais a desigualdade social. Fica claro, portanto, que medidas são necessárias. Cabe ao Governo Federal investir em infraestrutura educacional em todo o país por meio de disponibilização de aparelhos tecnológicos e cursos de qualificação aos professores a fim de que possam passar os conhecimentos aos alunos visando o aumento da inclusão digital. Ademais, as mídias junto com as ONGs devem divulgar os projetos existentes de aprendizado em locais de baixa renda em prol de que essa população não se sinta excluída na sociedade e possam desfrutar dessa modernidade.