Título da redação:

Inclusão digital e inclusão social

Tema de redação: Os impedimentos da Inclusão digital na contemporaneidade brasileira

Redação enviada em 17/01/2019

No Brasil contemporâneo a inclusão digital tem sido um problema que apresenta diversas barreiras, pois está ligado com outras dificuldades. O que impede a população em ter acesso às tecnologias é algo intrínseco à classe social, nível de escolaridade, aspecto sócio cultural anti-internet, localização geográfica, faixa-etária, etc. Sendo assim, o Brasil encontra diversos impedimentos para realizar a inclusão, e isso tem levado os brasileiros a um alto índice de analfabetismo digital, dificuldades em acessar informações, enfim, muitas pessoas permanecem desatualizadas dos acontecimentos do país sendo excluídas também socialmente. A exclusão digital atualmente não pode ser resolvida apenas com a distribuição de tecnologias, mas também é necessário que haja profissionais devidamente treinados para ensinar a população como fazer uso de computadores. Na realidade do país há regiões onde as escolas têm acesso a computadores, porém faltam instruções aos alunos para o uso. Outras regiões são desprovidas por causa de sua localização geográfica isolada, porque nem há sinal de internet, e a população ainda não adquiriu a cultura digital. Por isso a inclusão dessas pessoas torna-se um grande problema, e isso leva a população ao isolamento social do resto do país, já que população não se informa. A inclusão digital encontra diversas barreiras na sua aplicação, como o nível baixo de escolaridade dos brasileiros que impossibilita o aprendizado. Além disso, há o problema da classe social a qual o indivíduo pertence, e o impede de ter acesso a computadores, internet, etc. Ademais, a idade é um fator de exclusão, porque as pessoas de terceira idade têm dificuldades em lhe dar com tecnologias. Portanto, a realidade do país mostra diversos aspectos a serem melhorados para dar condições à inclusão de todos, dessa forma, o povo pode participar por meio de informações trazidas pelas redes de comunicações, na política e nos debates levando a uma inclusão social. Portanto tendo em vista os argumentos apresentados, é necessário que haja intervenção do Ministério da Educação. É preciso que esse órgão consiga verbas por meio da persuasão do parlamento, e a use para enviar computadores e disponibilizar internet às regiões geograficamente isoladas e de classes sociais baixas. Também é necessário o envio de profissionais que deem cursos sobre o uso de computadores, pois assim teremos uma população incluída no mundo tecnológico que as leva à inclusão social devido ao acesso a mais informações.