Título da redação:

A tecnologia como segregação social

Tema de redação: Os impedimentos da Inclusão digital na contemporaneidade brasileira

Redação enviada em 03/11/2017

A Terceira Revolução Industrial, juntamente com a consolidação da globalização e sua perspectiva de conexão mundial, contribuíram com a popularização do acesso à internet e às mídias digitais. Todavia, esse panorama não se fundamenta de maneira homogênea no globo, principalmente no território brasileiro, uma vez que o acesso à tecnologia está intrinsecamente vinculado ao poder econômico dos indivíduos. Nesse ínterim, a carência na acessibilidade à internet, e consequentemente à informação, é um fator que acentua as desigualdades sociais no país. A relação entre a disponibilidade de recursos tecnológicos e a capacidade financeira de se obtê-los não atinge somente o âmbito individual, como também é um fator de segregação no espaço escolar. Dessa forma, algumas escolas, principalmente do setor público, não possuem os amparos financeiros necessários para adquirirem melhores tecnologias de ensino, bem como, mesmo aquelas que detêm tal infraestrutura não possuem profissionais devidamente treinados para sua utilização, o que afeta diretamente a dinâmica e qualidade do ensino escolar. Partindo-se do pressuposto elucidado pelo sociólogo T.H. Marshall, no qual um indivíduo só é contemplado pelo conceito de cidadania quando atrelado ao fomento dos três níveis de direitos - o civil, o político e o social – é possível analisar que a coerção do acesso à internet configura-se como uma forma de negação de direitos. Sincronicamente, a ausência de contato com a internet resulta no impedimento da obtenção de informação, o que contribui com a alienação do indivíduo perante a sociedade, bem como acarreta em maiores dificuldades no alcance de vagas de emprego, haja vista seu retrocesso em face do mercado de trabalho, acentuando as desigualdades sociais. Outrossim, a problemática envolvendo o tema de inclusão digital abrange questões além da disponibilidade de tecnologia, compreendendo também questões socioeconômicas. Sendo assim, intentando proporcionar uma educação digna, com infraestrutura de qualidade, é imprescindível com que o governo federal, mediante a destinação de uma maior parcela dos impostos às escolas públicas, disponibilize equipamentos tecnológicos e instrutores capacitados para seu uso. Ademais, é essencial com que o governo federal, em parceria com a iniciativa privada, ofereça cursos profissionalizantes a indivíduos de classes sociais menos favorecidas, visando a sua capacitação e qualificação para o mercado de trabalho. Somente assim será possível garantir de fato o exercício pleno da cidadania, inclusive no que se diz respeito ao ambiente virtual.