Título da redação:

Motoristas que adaptam-se ao meio brasileiro

Tema de redação: Os impactos da violência no trânsito brasileiro

Redação enviada em 16/10/2017

Segundo Washington Luiz, ex-presidente brasileiro, governar é construir estradas. Logo, fica evidente a importância de investimentos e manutenção nessa área no âmbito político. No entanto, a violência não foi prevista, tampouco seus impactos econômicos e sociais. Em primeiro plano, de maneira semelhante a que ocorreu no romance de tese "O Cortiço" de Aluísio de Azevedo em que os moradores se adaptaram ao espaço em que moravam, os motoristas adaptam-se as estradas brasílicas. Nesse sentido, o padrão de violência observado nas cidades como discussões, "buzinadas" e até agressões físicas sendo essas consequências da superlotação de veículos, muda os atitudes de quem a vê diariamente. Assim, mesmo não sendo adepto a sua pratica, as pessoa por causa do meio em que estão inseridas a praticam, como é comprovado na tese Determinista desenvolvida no livro naturalista citado. Ademais, foi culturalizado como moderno e "status" dentro da sociedade desde a 2° Revolução Industrial, momento em que houve o aparecimento do motor a combustão e a posteriori os carros, custa bilhões ao governo brasileiro. Em suma, o consumo de veículos, sinal de prosperidade econômica familiar por esse ter um preço elevado em solo nacional, fomentam o número de engarrafamentos e estresse dos motorista. Consequentemente, propiciando a violência, e custando anualmente R$140000 milhões aos cofres públicos segundo a pesquisa do jornal Estadão. Fica claro, portanto, os empecilhos a população do Brasil por causa dos impactos da violência advinda do trânsito. Dessarte, a união das família e a escola são essenciais para minimizar esse problema. Nesse contexto, os primeiros devem compartilhar os veículos caso possuam o mesmo destino e repartimento dos gasto com combustível e tentar ausentar os filhos de presenciarem a violência. Além disso, a escola deve analisar o endereço dos alunos e propor aos responsáveis o compartilhamento de automóveis como um trabalho escolar entre os alunos a fim de fomentar a união e a diminuição de carros no meio urbano e consequente diminuição da violência entre as próximas gerações.