Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Os fatores motivadores da violência escolar

Redação enviada em 10/04/2018

A partir do surgimento do movimento iluminista no século XVIII, obetiveram-se o direito da liberdade e igualdade entre os indivíduos. Tal movimento proporcionou a sociedade a oportunidade de frequentar o ambiente escolar, antes frequentado apenas pelo clero. Por outro lado, atualmente no Brasil o direito a liberdade e igualdade e a oportunidade de frequentar as escolas tem efeitos positivos, como a difusão de conhecimento, mas também negativos, isto é os frequentes casos de violência na escola. A priori, no Brasil ao longo do tempo ocorreram diversos incentivos a educação. Como resultado, o índice de alunos matriculados foi maior. De tal forma que contribuiu para o avanço da educação e liberdade de expressão, bem como para a expansão da convivência com as diferenças entre os alunos. Visto que, foi crescente o número de ocorrências de violência nas instituições públicas e particulares brasileiras. Como relata os dados da prova brasil de 2015, onde cerca de 71% dos professores já presenciaram agressões verbais ou físicas de alunos feitas a outros alunos. A posteriori, os motivos para a ocorrência de tal ato parte de fatores internos ao ambiente escolar, isto é, idade, série, nível de escolaridade, comportamento entre aluno e professor. Outrossim externos, ou seja, gênero, meios de comunicação, relações sociais e diferenças raciais. Analogicamente, o tele seriado " Todo mundo odeia o Chris", de origem norte-americana retratou de maneira similar a hostilidade que acontece no educantário brasileiro no que se refere aos fatores externos. O pobre garoto negro, morador de uma região precária, sem condições financeiras que frequentava uma escola de alunos brancos e era diariamente vítima de bullying. Em virtude dos fatos mencionados, entende-se que a violência nas escolas brasileiras enfrenta sérias dificuldades. Então se faz necessário tomar medidas que possam resolver essa problemática de forma eficaz. Dessa forma a instituição escolar e o MEC deve promover o diálogo e a discussão entre os alunos por meio de palestras e eventos a fim de promover a construção de relações de positivas para com seus colegas e com o ambiente escolar. Ademais, os pais devem procurar participar da vida escolar do filho e orienta-lo na sua jornada. E por fim fazer jus ao pensamento Kantiano “o homem é aquilo que a educação faz dele”.