Título da redação:

Outros sinônimos

Tema de redação: Os fatores motivadores da violência escolar

Redação enviada em 24/04/2016

A escola sempre foi idealizada como um ambiente de educação, mas também de afeto e segurança, embora, a violência faça parte do cotidiano desse ambiente. Os principais fatores para a violência escolar são as discussões entre alunos, alunos e professores, e também um outro fator/violência é o vandalismo do patrimônio público escolar por parte dos alunos. As discussões entre os alunos é um fator frequente quando o assunto é violência na escola. Essas discussões geralmente são motivadas por: preconceito racial, opção sexual, namoros, grupos de amizade, entre outros. Todos esses podem gerar bullying e suas consequências mais comuns, como a agressão física e transtornos psicológicos, que em casos mais graves, levam a vítima a um ódio capaz de cometer assassinato ou suicídio. Além da violência entre os alunos, outro fator são as discussões entre alunos e professores. As notas baixas ou consideradas injustas pelos alunos são uma causa geral para discussões, mas também existem os casos de falta de diálogo ou comunicação entre ambas as partes, o que causa intrigas desnecessárias levando a prejuízos nas relações afetivas, como por parte de alunos que agridem fisicamente e/ou verbalmente professores, ou por parte de professores que agridem os alunos da mesma maneira. Outro fator que em si já é violência é a destruição do patrimônio público escolar. Embora seja frequente e cotidiano em escolas de todo o Brasil, esse assunto torna-se esquecido em meio aos outros, um grande erro. As formas mais observadas dessa violência são através da quebra de cadeiras, materiais de laboratório, destruição de banheiros, tudo isso traz prejuízos para os professores, para a instituição e para os próprios alunos, já que perdem o acervo que eles próprios terão que pagar através de impostos. Diante desses fatos, torna-se imprescindível a organização de palestras escolares mais frequentes que discutam o tema bullying, além disso, as famílias também devem buscar manter um diálogo mais sadio com os alunos, ensinando-lhes que praticar bulliyng é crime. A busca de relações mais amistosas entre professores e alunos, seja em dinâmicas ou elaboração de outros tipos de nota, que não sejam só provas, podem contribuir para diminuir esse tipo de violência. Por fim, a mídia e a escola devem reforçar a mensagem de conservação do patrimônio público por meio de eventos, propagandas e até atividades didáticas. Tudo isso deve ser realizado para que a escola não seja sinônimo só de aprendizagem, mas também de segurança e boas relações.