Título da redação:

O reflexo da realidade

Tema de redação: Os fatores motivadores da violência escolar

Redação enviada em 05/05/2016

Antigamente a educação no mundo era bem diferente de hoje, na Grécia antiga a educação era informal, passada de pai para filho, já na Europa ficava restrita a membros da igreja e a nobres, mas muita coisa mudou nos últimos séculos. Atualmente a violência escolar está se tornando muito comum devido à falta de diálogo ligado a problemas familiares, como a violência doméstica, que leva a comportamentos agressivos e uso de drogas e a presença da violência no cotidiano das pessoas. A primeira escola fundada no Brasil foi em 1549 em Salvador por jesuítas que tinham por função catequisar os índios, nessa época a violência escolar era nula se comparado com os dias de hoje. Em uma pesquisa realizada colocou o Brasil no topo do ranking de violência na escola, fato que não é surpreendente para os brasileiros em virtude do grande histórico de violência no país, essa violência ocorre principalmente devido à falta de diálogo na qual muitos alunos não veem notas baixas como alerta ou como um incentivo para estudar mais, mas sim como algo pessoal e partem logo para a violência. Outro fator ligado à falta de diálogo é a violência doméstica sofrida por grande parte dos estudantes, que levam sua realidade para dentro das escolas, promovendo brigas para “descontar” seu medo e angustia. Muitas vezes as brigas são promovidas e estimuladas por gangues que brigam por pontos de venda de drogas, nessas brigas geralmente, armas de fogo estão envolvidas assim pondo em risco centenas de civis. É consenso que a violência dentro e fora das escolas é alarmante e deve ser erradicada primeiramente com uma mudança na sociedade brasileira. A escola é um lugar de ética e de conhecimento, não lugar de violência e medo, para mudar a realidade é necessário à implantação de programas visando o diálogo entre pais, alunos e professores, promovidos pelo Ministério da Educação através de palestras e atividades. Também é necessário acompanhamento psicológico para jovens que apresentam agressividade, para ajuda-los a lidar com isso sem interferir no ambiente escolar.