Título da redação:

A Violência Escolar

Tema de redação: Os fatores motivadores da violência escolar

Redação enviada em 02/05/2016

Toda semana são noticiados casos de violência nas escolas brasileiras. E tem aumentado muito a violência com os professores, não apenas com agressões física, como também a violência moral como Xingamentos, gestos obscenos, perturbações, indisciplina, a falta de respeito com os professores é muito comum e isso acaba deixando os professores assustados, uns acabam com depressão e deixando sua profissão de lado. E Infelizmente, o problema não é um exagero criado pela mídia, mas sim uma realidade enfrentada diariamente por milhares de professores das redes pública e privada. Os casos de bullying – a violência moral entre os próprios alunos – também chocam educadores e familiares, inclusive ultrapassando os muros da escola e chegando ao ambiente virtual, onde situações vexatórias de alunos podem ser acessadas por qualquer pessoa. As Redes sociais acabam prejudicando muito também, pode haver uma discussão na rede social e os alunos acabam levando para dentro da escola, podemos ver muitos vídeos na internet de meninas brigando em frente à escola. E também problemas familiares, de relacionamento, baixa autoestima, falta de segurança, drogas, pouca participação dos familiares, exclusão social, entre outras, são algumas das possíveis origens para a violência, são casos comuns aqui no Brasil, os pais longe dos filhos e eles acabam abandonando com os avós, e esses avós já não tem uma boa idade pra ficar cuidando dos netos, e eles acabam não dando uma boa educação e atenção para esses adolescente, eles ficam jogados no mundo, fazem o que querem por falta dos pais talvez. Contudo, sabe-se que a solução para a violência não está unicamente na repressão, mas sim num projeto político-pedagógico que contemple outras instâncias além do ensino-aprendizado. É preciso envolver os familiares, a comunidade e o poder público para que o problema seja discutido e novas ações sejam planejadas para minimizar o problema. Afinal, não é somente na escola que aprendemos novos valores e perspectivas. Uma das soluções encontradas pelas escolas é envolver, cada vez mais, os alunos em projetos fora da sala de aula, que tornem a experiência acadêmica muito mais ampla e prazerosa do que o ensino tradicional. É preciso que o professor esteja ciente de que, por vezes, se a classe vive situações conflituosas, vale mais a pena estimular uma conversa do que ministrar uma aula que não será bem aproveitada. Se o aprendizado do conteúdo é importante, fundamental mesmo é promover a criação de laços de solidariedade entre a comunidade acadêmica, fornecer subsídios para o exercício pleno da cidadania e preparar os estudantes para uma vivência ética em sociedade.