Título da redação:

A persistência da violência nos centros educacionais

Tema de redação: Os fatores motivadores da violência escolar

Redação enviada em 27/04/2016

A prática de violência, seja física ou verbal nos ambientes educacionais é cada vez mais frequente no Brasil, tornando-se um problema social. É lamentável a persistência da violência principalmente quando ocorre em escolas ou em universidades, pois os centros educacionais possuem como propósito disseminar o conhecimento, realizar a socialização dos indivíduos é formar cidadãos conscientes e éticos. Como solucionar essa questão? A violência que acontece nos ambientes escolares e universitários é motivada por diversos fatores entre eles estão à desigualdade econômica que existe no país, intolerância quanto diversidade cultural, e social além da existência do preconceito por parte dos professores e estudantes, a ponto de provocar agressões e insultos, que consequentemente atrapalha o processo de aprendizagem dos alunos e provoca a rivalidade entre os mesmos. O constrangimento vai além das salas de aulas. Com a popularização dos meios de comunicação, é cada vez mais comum o uso de aparelhos eletrônicos no recinto educacional a ponto de provocar discursões entre alunos e professores gerando até mesmo agressões físicas que na sua maioria são filmadas pelos alunos e publicadas nas redes sociais que por vez acaba incentivando a prática de violência. Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Educação deve implementar o ensino obrigatório de sociologia, desde do ensino fundamental, além de promover palestras ministradas por pedagogos e sociólogos para alunos e pais referente a diversidade social e econômica que existem entre os cidadãos e como conviver com as diferenças sem que haja atrito e violência. As Secretárias de Educação devem criar regimento que regulamenta o uso de aparelhos eletrônicos nas salas de aulas regulamentando o uso somente após as aulas. Deve ser vinculados nos meios de comunicações campanhas de conscientização da população referente às consequências da persistência da violência nos ambientes educacionais.