Título da redação:

A saúde e sua fraternidade com a felicidade

Tema de redação: Os empecilhos da doação de sangue no Brasil

Redação enviada em 03/09/2017

De acordo com Aristóteles, filósofo grego, felicidade e a saúde são incompatíveis com a ociosidade. Nesse sentido, o óbice à solidariedade que tange no processo de legitimação de sangue no Brasil é um ato que reflete na comodidade pessoal, outrossim, na escassez de sapiência. Com isso, advém na insuficiência de verbas nos centros hospitalares, determinando um desagradável suporte para a população, premissa a configurar um problema social. Ademais no Brasil existe leis federais e municipais de incentivo a doação de sangue. Além disso é garantido pela consolidação das leis do trabalho o direito de ausentar-se no trabalho, no máximo uma vez ao ano para a doação voluntária de sangue. Como também, no estado do Pará e no Espirito Santo permitem a meia entrada em projetos culturais para os doadores regulares. Sob a ótica geral, sabe-se que o sangue é um tecido liquido mais importante do corpo humano, logo, a sua carência resulta em grandes procuras por bolsas doadoras de tais tipos sanguíneos, dado pelo seu vasto consumo. Segundo a Organização Mundial de Saúde(OMS) 53% da população Brasileira contém instruções necessárias para designar a adoção e é inábil de efeituar esse procedimento, por intrepidez ou falta de consciência. Outrora, há cidadãos que não abrange uma compreensão exata diante os requisitos e os benefícios que é adquirido pelo próximo. Contudo, esses reincidentes impõem dificuldades para os dependentes dessa contribuição, refletindo em angustias a vigor de adquirir um apoio. Em decorrência disso, cabe ao governo federal, a mídia e ao terceiro setor a tarefa de reverter esse quadro. O terceiro setor- composto por agentes que buscam se organizar para a melhoria das comunidades- devem conscientizar por meio de palestras e grupos de discussão, os cidadãos brasileiros em respeito da adoção e sua importância. Em adição, o estado concomitantemente com a mídia televisiva por meio de campanhas publicitárias, introduzam na instigação da nação brasileira. Com esses atos, essa barreira à adoção seria quebrada, gerando novas oportunidades ao povo de contribuir para a saúde e felicidade do país.