Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Os efeitos do fim das saídas temporárias de presos brasileiros

Redação enviada em 20/06/2018

De acordo com a Constituição Federal de 1988, é assegurado aos presos o respeito e a integridade física e moral. Nesse contexto, incube ao estado adotar medidas preparatórias ao retorno do condenado à sociedade. Entretanto, diante das insuficiências governamentais, essas providências são vistas com antipatia pela população. Destarte, vê-se necessário reagir à falta de atuação e despreparo do governo e buscar modificar o pensamento da sociedade quanto à condição do preso. É importante salientar que o governo busca formas de reinserir o preso ao convívio social, como é visto na Lei de Execução Penal. Contudo, a recuperação do preso não se dá apenas na socialização, mas também nela. Assim, se faz pertinente a problemática das más condições dos presídios brasileiros. Afinal, o Brasil sofre com um quadro de superlotação das cadeias, segundo dados do Ministério da Justiça, além de não possuir programas educacionais em várias estruturas. Sendo essa falta de recursos, resultado da antipatia por parte da sociedade e de profissionais do governo. De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, o individualismo é tido como o maior conflito da pós-modernidade. Consoante a ideia do pensador, a sociedade não cobra desenvolvimento social, mas segurança. Qualquer ideia no sentido de melhorar a situação do recluso é má vista pela população. Sendo esse pensamento consolidado de geração em geração, como afirma o sociólogo Émile Durkheim, com a teoria do Fato Social, na qual afirma que a forma de pensar é construída em coletivo. Essa falta de benefícios durante a estadia do preso nas cadeias acabará por não garantir a reintegração do preso, logo, a Justiça é vista como inoperante e desqualificada. Infere-se, portanto, que o governo deve buscar formas de promover ao apenado as condições necessárias para que ele se reestruture. A fim de melhorar as condições dos presos e garantir um melhor convívio dele com a sociedade, o Governo Federal deve formular programas educacionais dentro dos presídios, por meio de aulas profissionalizantes e rodas de debate com profissionais da área da educação. Ademais, com o intuito de mudar a mentalidade da população, cabe ao Ministério da Educação divulgar nas escolas e em todos os setores da sociedade a importância da reintegração do preso, por intermédio da entrega de material didático nas ruas e escolas, além da divulgação por meios midiáticos como televisão e redes sociais.