Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Os efeitos do fim das saídas temporárias de presos brasileiros

Redação enviada em 19/06/2018

Na mitologia grega, Sísifo foi condenado por Zeus a rolar uma enorme pedra morro acima eternamente. Todos os dias, Sísifo atingia o topo do rochedo, contudo era vencido pela exaustão, assim retornava à base. Hodiernamente, esse mito assemelha-se à luta cotidiana dos cidadãos brasileiros, os quais acordam cedo todos os dias para trabalhar, estudar e além disso, cuidar e prover o sustento de suas famílias, entretanto correndo o risco diariamente de perder seus bens ou a própria vida nesse ínterim. Neste contexto, as saídas temporárias dos detentos têm como objetivo auxiliar o preso no retorno à sociedade, geralmente em datas comemorativas, porém esse propósito não é atingido e as pessoas ficam expostas à assaltos, latrocínios e estupros, infelizmente, devido não só a sensação de impunidade, mas também ao péssimo sistema de ensino do país. Em primeira análise, percebe-se atualmente o descaso estatal com a formação educacional dos carcerários. Isso porque poucos recursos são destinados pelo Estado para projetos educacionais, que têm como objetivo a introdução desses indivíduos à sociedade. Dessa forma, a negligência do Estado, ao investir minimamente na formação educacional de pessoas que estão afastadas da comunidade, dificulta a introdução dos detentos a ressocialização. Em segundo análise, as saídas temporárias dos presidiários, muitas vezes, causam transtornos as pessoas, visto que todo esforço diário para adquirir um produto ou dinheiro é perdido facilmente. Assim, pelo fato de não ocorrer uma punição adequada, os detentos voltam ao crime, pois sabem que as leis vigentes são fracas. Diante do exposto, extinguindo a Lei de Execução Penal (LEP), a qual permite as saídas temporárias, beneficia a população e passa uma visão mais rígida de punição aos presos. Desse modo, para a futura ressocialização dos carcerários à comunidade, urge que o Estado, por meio de envio de recursos ao Ministério da Educação, promova a construção de projetos para alfabetização, Ensino Fundamental, Médio e Técnico para possibilitar a integração ao mercado de trabalho.