Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Os dilemas encarados pelas pessoas autistas na sociedade brasileira

Redação enviada em 06/05/2018

A chegada da colonização oficial portuguesa no Brasil no século XVI deu início ao processo de aculturação indígena; ou seja, impôs aos habitantes dessa terra o modo europeu de agir e pensar. Hodiernamente, ocorre uma situação análoga aos autistas brasileiros: a assimilação, que, encabeçada pela sociedade alienada acerca dessa condição, impõe um modo padrão de comportamento a ser seguido por esses especiais, impedindo, assim, que a inclusão seja feita de maneira eficiente e funcional. Com o recente desenvolvimento da Medicina no século XX, descobriu-se novas doenças, entre elas o autismo. É, portanto, esperado que haja pouca informação difundida na sociedade sobre o tema. Elucidando uma situação análoga, Machado de Assis faz, no livro "O Alienista", uma crítica à sociedade e à ciência, ao passo que o protagonista Dr. Simão Bacamarte interna na Casa Verde (hospício), com o apoio da população, 80% dos habitantes de uma cidade. Fica claro, dessa maneira, não só a intolerância à atitudes e comportamentos considerados diferentes, como também a alienação social no âmbito da ciência, buscando isentar-se de responsabilidades e delegando-as ao meio científico. Outrossim, uma característica marcante da mencionada falta de informação é a exclusão social. Por conseguinte, o seriado americano "The Good Doctor" expõe o convívio social do jovem médico autista, Shaun; usando, para isso, de recorrentes desentendimentos motivados pela falha comunicativa entre as personagens e um sentimento de intolerância ao que é diferente. Logo, é perceptível que a abordagem desenvolvida pela sociedade alienada em relação aos autistas é promíscua, dificultando a integração e o melhor convívio dessa classe. Em vista do que foi mencionado, o MEC, apoiado pelo Ministério da saúde, deve, então, investir na introdução de uma base instrucional acerca da correta abordagem à pessoa autista no Ensino Fundamental e Médio, com o uso de video aulas, palestras de portadores dessa condição e materiais provenientes de pesquisas do Ministério da Saúde. Espera-se com isso, munir os jovens de conhecimento para que possa produzir a inclusão social dessa classe, trazendo a problemática para o âmbito pessoal.