Título da redação:

Os desafios dos professores brasileiros na contemporaniedade

Tema de redação: Os desafios dos professores brasileiros na contemporaneidade

Redação enviada em 12/05/2017

Nos anos 80, os alunos eram obrigados a obedecer a uma lógica de espaço com regras definidas e com pouca, ou nenhuma possibilidade de argumentação. Já nos dias de hoje, com a era virtual e os alunos cada vez mais indisciplinados, tem sido um desafio para os educadores lecionarem em sala de aula, tornando-se necessária a tomada de medidas que resolvam definitivamente o impasse. Contemporâneo de grandes movimentos, Jean Paul Sartre afirmou que a violência, independente de como ela se manifestar, é sempre uma derrota. Atualmente, existem milhares de casos ligados a violência por parte dos alunos. Apesar de o Brasil estar passando por varias mudanças, desde reformas de ensino como também nas leis previstas para implantações de melhorias nas escolas, o ministério da educação estima que 44% de seus professores de instituições públicas, já sofreram algum tipo de violência de seus alunos. Entretanto, muitos problemas dificultam a resolução do impasse. Pela tecnologia estar sempre em desenvolvimento e cada vez mais atraindo a atenção dos jovens, o celular é um dos maiores inimigos da aprendizagem na sala de aula, sendo responsável pela competição de atenção entre aluno e professor. Ademais, os maus comportamentos dos alunos em decorrência de não imposição de limites por seus familiares acabam prejudicando o educador, pois os problemas que estão fora da escola se manifestam dentro dela pela indisciplina. Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Como o filósofo Immanuel Kant já dizia, o ser humano é aquilo que a educação faz dele, logo, os pais devem educar seus filhos de maneira correta, dialogando sempre, para que se comportem bem diante de uma figura que mereça tal respeito. Além disso, o MEC em parceria com o Ministério das Comunicações devem realizar campanhas midiáticas que tratem acerca da indispensável função do educador no corpo social, e o bom uso de tecnologias na sala de aula, com o fito de melhorias na educação e na relação professor/aluno.