Título da redação:

Obstáculos dos professores

Tema de redação: Os desafios dos professores brasileiros na contemporaneidade

Redação enviada em 18/06/2017

Karl Marx acerta, ao afirmar que é preciso modificar o mundo. Um olhar em direção à realidade confirma que viver em sociedade significa estabelecer propósitos que sejam coletivos, ou seja, não se pode desrespeitar ou agredir o professor, visto que esse é autoridade máxima dentro de uma sala de aula e é digno de respeito. Nessa perspectiva, torna-se fundamental compreender que a desvalorização e o desrespeito com esses profissionais estão tornando, essa, uma profissão de risco. É fato que essa ideia requer, primeiramente, um estudo acerca do inicio da desvalorização e indiferença dos alunos, nas escolas públicas, perante seus professores. Nessa lógica, cabe analisar que o sistema educacional brasileiro encontra-se ultrapassado, onde escolas são do século 19, professores do século 20 e alunos do século 21, como defendia o educador Paulo Freire. Logo, grande parte dos alunos vê a escola desconectada do futuro que exercerão, nesse caso vão à escola obrigados e com intuito de bagunçar e não aprender. Outro ponto fundamental para consolidação desse tipo de pensamento é o fato que o professor está tendo que exercer o papel de educador também, sendo assim fica difícil educar e aplicar a matéria necessária em um tempo restrito. Outrossim, vale ressaltar que que as salas de aula encontram saturadas de aluno, prejudicando a atenção individualizada aos alunos e aumentando a carga sobre o orientador. É lamentável, contudo, que mesmo com todas dificuldades, ocorrem casos de agressão de alunos a professores, como em Pouso Alegre- MG, onde um professor de 54 anos foi agredido por um aluno de 16 ao dar-lhe uma ordem. Fica claro, portanto, a necessidade de que o Estado deve estabelecer como meta aumentar o salário dos professores, a fim de que seja vantajoso para esses darem aulas. Além disso, é imprescindível focar no acompanhamento escolar dos alunos que infringem as normas de comportamento das escolas, com o propósito de que o trabalho dos professores seja mais harmonioso. Só assim será possível promover uma mudança significativa nos desafios dos professores brasileiros.