Título da redação:

O tempo parou ou o Brasil ainda não acordou?

Tema de redação: Os desafios dos professores brasileiros na contemporaneidade

Redação enviada em 08/05/2017

Com o advento da Modernidade e, consequentemente, o surgimento da internet no ano de 1969 na contemporaneidade, o mundo tem passado por constantes mudanças, entre essas, no setor educacional. No Brasil, entretanto, os professores têm encontrado dificuldades em salas de aulas para com os alunos, seja pela péssima e primitiva metodologia, seja pela falência da infraestrutura ofertada pelo Sistema Público. Nesse contexto, o uso de “smartphones” é cada vez mais notório no âmbito escolar. Porém, em vez de ser usado para o ensino, apresenta função de distrair os alunos. Além disso, a metodologia aplicada nas escolas públicas é desestimulante para os educandos, pois funciona praticamente de modo repetitivo e padronizado durante todo o ensino fundamental e médio do indivíduo. Dessa forma, é evidente que o meio tecnológico, por ser mais atrativo, haja vista que interage com os alunos, tem o poder de controle e distração na mente humana, favorecendo o desestímulo para com o aprendizado nas escolas, o que torna ainda mais difícil a relação do professor com os mesmos. Outrossim, o meio onde se estuda é extremamente importante ao aprendizado do indivíduo. Porém, a infraestrutura hostil oferecida pelo Sistema Público dificulta tal aprendizado. Como defendia Newton, na Lei da Inércia, um corpo tende a permanecer como está, até que uma força atue sobre ele. Dessa forma, é indubitável que tal corpo, na figura do ensino, encontra-se fixado no tempo, tornando-se necessário a atuação de uma força para ir de encontro e movimentá-lo, caso contrário, o Brasil continuará sendo um país em desenvolvimento em tal setor. Infere-se, portanto, que o professor encontra desafios no setor educacional, haja vista a metodologia e infraestrutura péssimas nas escolas públicas. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação, modificar e aprimorar o meio de ensino, propiciando o uso de computadores e plataformas educacionais nas escolas. Além disso, a Receita Federal pode investir uma maior parcela dos impostos arrecadados no setor de ensino para que se possa melhorar a infraestrutura nas escolas. Ademais, o professor deve aprimorar sua didática, trazendo para sala de aula utensílios e informações que capitem a atenção dos educandos, assim melhorando a relação interpessoal.